• Carregando...

Uma das centenas de afirmações de Edward A. Murphy, as chamadas "Leis de Murphy", define que "se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível". A metáfora pode ser aplicada diretamente ao personagem do ator Josh Hartnett no suspense "Xeque-Mate", uma das seis estréias desta sexta-feira (15) nos cinemas de Curitiba.

Outra ótima opção é o documentário nacional "Estamira", muito aplaudido na sua pré-estréia na capital paranaenses e que vem sendo elogiado por onde passa, mostrando a vida de uma mulher de 63 anos que vive e trabalha em um aterro sanitário, de onde analisa questões de interesse global. O drama, a aventura e a comédia também pintam como opções para quem gosta de passar o fim de semana nas salas de exibição da cidade.

"Acontecimentos infelizes sempre ocorrem em série". Essa é outra metáfora de Murphy que também se encaixa perfeitamente em Slevin Kelevra, de "Xeque-Mate" (assista ao trailer). Ele é um rapaz que vive um inferno astral em sua vida. Em seqüência, o seu prédio foi condenado, a sua carteira de identidade foi roubada, e a sua namorada o traiu com outro homem. Estafado, ele recorre a um amigo, Nick, que o empresta um apartamento em Nova Iorque para que ele passe uns dias.

Ao mesmo tempo, um plano de vingança entre mafiosos da cidade pretende encontrar um apostador que deve muito dinheiro e que tope executar um assassinato para não morrer. É óbvio que a maré de azar de Slevin continua e ele acaba confundido com Nick, o verdadeiro apostador. Agora ele tem de fugir do assassino Goodkat (interpretado por Bruce Willis) para safar a sua pele e desfazer a confusão.

Outro que se mete em problemas ao ir morar na casa de um amigo é Owen Wilson na comédia "Dois É Bom, Três É Demais" (veja o trailer). No enredo, Carl Peterson casa-se com a filha do seu chefe, o Sr. Thompson. Após a lua-de-mel, Carl e Molly passam a morar juntos, ao mesmo tempo em que Dupree (Wilson) perde o emprego, não tendo onde ficar. Com pena do amigo, Carl o acolhe em sua casa temporariamente, mas o tempo passa, e Dupree começa a tornar a vida do casal uma bagunça com seus hábitos. Além de lidar com o dilema do melhor amigo, Carl ainda tem de agüentar a desconfiança do sogro, que passa a diminuí-lo. Será que Molly vai suportar?

Mudando da comédia para a aventura, você é uma daquelas (poucas) pessoas que gostou do longa "Alien vs. Predador"? Se a resposta for afirmativa, a fita "Abismo do Medo" deve agradar em cheio. Isto porque a trama produzida na Inglaterra segue muito do que foi apresentado pela produção norte-americana em 2004. O filme conta o trágico acidente com uma expedição formada por seis mulheres em uma caverna. Uma rocha bloqueia a entrada e todas ficam presas dentro do local. Em busca de uma outra saída, elas passam a lutar pela sobrevivência em meio aos perigos da caverna e também fugir de uma estranha criatura.

Um drama fecha as estréias internacionais. Produzido pelos nossos "hermanos", o longa argentino "Buenos Aires 100 Km" trata do dilema entre um adolescente que, junto aos seus quatro amigos, compartilha o desejo de ser um escritor. Porém, ele enfrenta a resistência do seu pai, que prefere que o filho seja um arquiteto. Sem desistir do seu sonho, o jovem passa a escrever uma novela, que dá nome ao filme.

Nacionais

Entre os longas brasileiros que estréiam em Curitiba nesta sexta-feira, destaque para o premiado "Estamira", do fotógrafo Marcos Prado. O documentário apresenta a vida e história de Estamira, uma senhora de 63 anos e que sofre de distúrbios mentais. Há 20 anos, ela vive e trabalha em um aterro sanitário no Rio de Janeiro, um local que recebe mais de oito mil toneladas de lixo por dia. Nem mesmo a condição de vida difícil faz com que a senhora simples deixe de sorrir e, com um discurso filosófico e poético, analise questões de interesse global. Recomendado para quem aprecia uma história de vida pra lá de realista.

Com a paranaense Simone Spoladore entre os protagonistas, a fita "Veias e Vinhos" é baseada no romance homônimo, do escritor Miguel Jorge. Focado na tragédia que abalou a cidade de Goiânia nos anos 50, quando uma tradicional família da capital goiana foi assassinada, o filme também aborda as investigações subseqüentes, que envolveram tortura e uma verdadeira fábrica de culpados por conta de pressões políticas.

Quer saber quais os outros filmes em cartaz em Curitiba? Confira o roteiro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]