• Carregando...
"Traduzi e agora faço recitais de poemas de Bukowski e Cohen", afirma o poeta Fernando Koproski | Divulgação/ arquivo pessoal do autor
"Traduzi e agora faço recitais de poemas de Bukowski e Cohen", afirma o poeta Fernando Koproski| Foto: Divulgação/ arquivo pessoal do autor

O escritor Charles Bukowski (1920-1994) e o cantor e compositor Leonard Cohen, hoje com 74 anos, são poetas que se embrenharam por turnês de declamações de textos líricos para platéias relativamente pequenas, mas muito atentas. Cohen, em um segundo momento, transitou pela canção e, a partir disso, os palcos aumentaram e o público, de certa forma, se agigantou.

O poeta curitibano Fernando Koproski não apenas traduziu para o português poemas de Bukowski (Essa Loucura Roubada Que não Desejo a Ninguém a não Ser a Mim Mesmo Amém) e de Cohen (Atrás das Linhas Inimigas de Meu Amor), como se aventurou pelos recitais. Hoje e amanhã, ele realiza performances verbais, respectivamente, de Bukowski e Cohen na Biblioteca Pública do Paraná (BPP), a partir das 14h30.

Koproski explica que optou pelos recitais como uma alternativa de atuação em eventos literários. "Os encontros de literatura são feitos de mesas de discussão e, como não gosto muito desses bate-papos, comecei a articular as leituras", afirma.

A mais recente intervenção do poeta aconteceu em meio ao Festival Literário de Londrina (Londrix), em setembro passado, e contou com a presença de dois amigos, músicos e parceiros: o poeta Alexandre França e o prosador Carlos Machado. Ambos desenvolveram temas para alguns dos poemas traduzidos e acompanham Koproski nas récitas na BPP. França toca violão hoje. Amanhã é a vez de Machado. "Além disso, abro espaço para que eles mostrem composições próprias", completa.

Flerte musical

O mais recente álbum de Carlos Machado, Tendéu, traz sete composições com a assinatura de Koproski. Além disso, o poeta já dividiu autoria criativa com músicos das bandas Beijo AA Força e Casca de Nós. Também é parceiro de Alexandre França em projetos sonoros. "É uma produção tímida, mas já é possível dizer que tenho um pé na música." O mais recente livro autoral do poeta data de 2004: Pétalas, Pálpebras e Pressas. "Nos últimos anos, me concentrei no mestrado", explica o mestre em Estudos Literários pela UFPR com dissertação sobre, justamente, Leonard Cohen.

Serviço

Fernando Koproski lê e interpreta poemas de Charles Bukowski (hoje) e Leonard Cohen (amanhã). Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133), Auditório Paul Garfunkel. Às 14h30. Entrada franca. Mais informações (41) 3221-4900.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]