
A banda gaúcha Cachorro Grande apresenta nesta sexta-feira (15) o seu mais recente CD, "Todos os Tempos", no John Bull Music Hall. Ao lado da banda curitibana Dissonantes, eles mostram um pouco do som que deixou as raízes de Porto Alegre e hoje é conhecido por todo o país.
Na mesma noite, começa o projeto Acústico Mundo Livre, iniciativa a fim de dar maior visibilidade a artistas locais independentes. A primeira apresentação no Jokers Bar conta com Terminal Guadalupe e Black Maria.
Nos palcos do Teatro Paiol, a música popular e erudita se une nesta sexta-feira a partir de vários representantes do gênero para executar peças compostas por Carlos da Costa Coelho. O local também recebe no sábado a apresentação de Paulinho Tapajós, que lança o CD "Preparando a Canção".
Outro destaque da programação é o show da Relespública ao lado do ex-Ira! Nasi, e também a volta do projeto Canja de Viola ao palco do TUC. Para os amantes da música eletrônica, a comemoração dos dez anos do Vox Bar traz o DJ Mau Mau para o Curitiba Master Hall na sexta-feira, e Mary Zander se apresenta no Yankee American Bar no domingo.
Rock gaúcho do Cachorro Grande
A banda de Porto Alegre Cachorro Grande se apresenta nesta sexta-feira (15) em Curitiba ao lado de um representante paranaense do gênero, os Dissonantes. Mesmo com um projeto de incentivo engatilhado na MTV, o guitarrista Marcelo Gross disse, em entrevista por telefone à Gazeta do Povo, que não existe rock nacional. "Faltam bandas, faltam condições. A gente faz rock no país do axé, do samba e do futebol", disparou.
Gross contou que o Cachorro Grande canta em português, mas para ele as "matérias-primas básicas" do rock estão no inglês. "Somos filhos dos Beatles, Rolling Stones e do The Who, mas tivemos que gravar em português", disse.
Para deslanchar com o som no cenário nacional, o guitarrista contou que foi necessário se deslocar para a capital paulista para fechar o contrato com a gravadora. "A gente já estava indo aos poucos para São Paulo, mas para nos contratarem, foi crucial vir para cá e morar aqui", disse Gross.
Com o último disco de inéditas gravado em 2007, o Cachorro Grande promete dois álbuns para o próximo ano, sendo um com gravação ao vivo. "Estamos em fase de pré-produção, experimentando arranjos. Não está definido o que vai ser primeiro, se será o disco de estúdio ou o MTV Ao Vivo", contou.
Incentivo a bandas locais
O projeto Acústico Mundo Livre começa nesta sexta-feira (15) com a gravação do show das bandas Terminal Guadalupe e Black Maria. A intenção do projeto é dar maior visibilidade a artistas locais independentes, que ganharam a partir da inicitiva um espaço para tocar versões acústicas e exclusivas.
Até o fim de outubro, estão programadas mais de dez atrações paranaenses no palco do Jokers. A direção artística fica a cargo de Helio Pimentel, a direção executiva por Rafaela Malluceli, a direção musical por Marielle Loyola e a produção musical por Vinícius Braganholo.
Erudito e popular ao som de Carlos da Costa Coelho
O grupo Carlos da Costa Coelho Ensemble apresenta nesta sexta-feira (15) no Teatro Paiol o espetáculo "Música para todos os Mundos". Liderado pelo violonista Carlos da Costa Coelho, sobem ao palco os instrumentistas Sabrina Agosto (flautas), Fernando Deddos (euphonium), Sergio Albach (clarone), Glauco Sölter (contrabaixo) e Vina Lacerda (percussão) para executar peças compostas por Coelho, que atualmente reside na Itália. O show contará com participações especiais da poeta Etel Frota e do músico Vadeco.
Esta será a primeira vez que o compositor se apresenta na capital paranaense, reunindo representantes da música erudita e também popular. O espaço escolhido como cenário do show é o Teatro Paiol, local freqüentado pelo compositor na adolescência.
Paulinho Tapajós lança novo trabalho
O cantor, compositor, instrumentista e escritor Paulinho Tapajós se apresenta neste sábado (16), no Teatro Paiol. No palco, ele lança o CD "Preparando a Canção" para comemorar os seus 40 anos de carreira completados. Ele irá aproveitar a oportunidade para relembrar sucesso como "Andança", "Sapato Velho" e "Cantiga por Luciana".
A apresentação terá ainda a participação especial do violonista Marcelo Lessa, cuja parceria já resultou em dois álbuns lançados.
Dez anos de atividade
O Vox Bar comemora os seus dez anos em atividade com uma grande festa no Curitiba Master Hall. Nesta sexta-feira (15), o line-up conta com o DJ veterano Mau Mau, um dos pioneiros da música eletrônica no país. Para completar, a noite segue com os DJs residentes da casa Paulo, Mauricião, Hermes e Gabriel.
Relespública e Nasi
O trio curitibano Relespública se apresenta neste sábado ao lado do ex-Ira! Nasi, com uma dobradinha em comemoração aos 60 anos da Casa do Estudante Universitário. A festa acontece às 20h, na sede do CEU.
Improvisação
A série Canja de Viola, que ficou em cartaz permanente no Teatro Universitário de Curitiba por 22 anos, volta a atividade neste domingo. O projeto, que seguiu por outros espaços por conta da reforma que aconteceu no local de origem, traz uma manifestação espontânea da comunidade e dos artistas. No encontro, os próprios músicos se encarregam de organizar e conduzir o espetáculo. Para esta edição, a organização espera que cerca de 35 nomes subam ao palco.
Das passarelas às pick-ups
A música eletrônica também recebe a sua representante feminina no Yankee American Bar. A carioca Mary Zander retorna à cidade neste domingo e dividirá as pick-ups com outros destaques das pistas como DJ Ber Abrão e Luizinho Gruber.
Ela fez carreira como modelo e apresentadora, mas a preferência foi por assumir as pistas de dança e hoje ela é referência no house music nacional.





