• Carregando...
Vídeo | Reprodução / Paraná TV
Vídeo| Foto: Reprodução / Paraná TV

Desde o lançamento de seu álbum de estréia, o auto-intitulado CéU, há dois anos, a cantora e compositora paulistana Maria do Céu Whitaker Poças, mais conhecida como Céu, de 27 anos, vem percorrendo o que bem poderia ser denominada uma trajetória meteórica.

Mesclando MPB, hip-hop, jazz e soul, a jovem foi apadrinhada por Beto Villares (produtor de trilhas sonoras de filmes como os recentes Antônia e O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias), que lançou seu début pelo selo independente Ambulante Discos, em 2005. No mesmo ano, Céu conquistou uma legião de fãs em países como Holanda e França, onde seu primeiro álbum vendeu cerca de 12 mil cópias, além de receber elogios rasgados de veículos importantes como o jornal Le Monde e a revista Les Inkoruptibles, que a consideraram uma das grandes revelações mundiais daquele ano.

No ano passado, o mesmo aconteceu na Itália e no Canadá, onde ela alcançou a 32.ª posição no principal ranking musical canadense. A consagração internacional veio com a indicação que recebeu ao Grammy Latino de 2006, na categoria artista revelação, que apesar de não ter vencido, serviu como mais um empurrão, dessa vez com destino a lugares onde a música popular brasileira contemporânea, especialmente quando cantada exclusivamente em português, dificilmente chega a atingir como grande destaque.

Como o próprio nome da artista já indica, o céu parece ser seu único limite. No início deste ano, a paulistana foi selecionada pelo selo Starbucks Hear Music – criado pela cadeia de cafés Starbucks, em parceria com a empresa Concord Music, que representa diversas editoras musicais nos EUA – para participar do projeto Debut CD, série registrada, que relança álbuns de estréia de diversos artistas, com o objetivo de apresentar novas propostas musicais aos clientes dos cafés. Os álbuns que integram o projeto, além de serem comercializados pelas filiais das lojas – são 13 mil franquias espalhadas pelo mundo – são igualmente distribuídos para o varejo tradicional. Céu é a quarta artista e primeira estrangeira a participar do projeto. "Ela se encaixa numa categoria de artistas que possuem um apelo universal", define Ken Lombard, presidente da Starbucks Entertainment, ramo da cadeia de cafés responsável pelas iniciativas culturais das lojas.

Resultado: desde o relançamento de CéU pelo Starbucks Hear Music, no ínicio de abril, o álbum vendeu mais de 20 mil exemplares só nos EUA. Além disso, a cantora conquistou o topo da parada Top Heatseakers, ranking da Billboard que reúne as principais revelações musicais do mundo. Sem falar que o álbum de Céu também vem integrando, há duas semanas, o ranking dos 100 álbuns mais vendidos da Billboard, onde atualmente ocupa a 69.ª posição (57.ª na semana passada), superando vozes do naipe de Christina Aguilera, Stevie Nicks e Macy Gray e bandas do porte de Evanescence, Arcade Fire e Good Charlotte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]