• Carregando...

A música erudita é fonte de inspiração para humanidade há muito tempo e sua execução na prática não é tarefa fácil. São horas de estudos, pesquisas e aprimoramento que exigem dedicação. Completar 32 anos na atividade com apresentações regulares, oito lps e seis cds lançados é conquista que merece reconhecimento. Para comemorar tanto trabalho a Camerata Antiqua de Curitiba continua na atividade realizando concertos e preparando o lançamento de um novo disco, o "Versos Brasileiros".

O grupo encerra 2006 e começa 2007 com chave de ouro. Os motivos são: a apresentação de três cantatas do "Oratório de Natal", do compositor Johann Sebastian Bach, nos próximos dias 15 e 16 de dezembro e o lançamento do novo disco, em 7 de janeiro de 2007, na noite de abertura da Oficina de Música de Curitiba, no palco do Guairão. "Há sete anos que estávamos sem gravar. Este ano entrou um orçamento e conseguimos realizar este disco somente com obras de compositores brasileiros, todos vivos", comentou a cantora e coordenadora da Camerata, Darci Almeida, há 20 anos no grupo.

A apresentação do "Oratório de Natal" terá regência do maestro português Osvaldo Ferreira, responsável pela interpretação em 2005, das três primeiras cantatas. "Nós dividimos o Oratório, porque é muito longo, daria umas três horas de apresentação. Assim em 2005 apresentamos as cantatas 1, 2 e 3 e agora vamos apresentar as cantatas 4, 5 e 6", explicou a coordenadora. Os concertos serão no Clube Concórdia e contará com participação da cantora Denise Sartori.

A CamerataFormada por 32 pessoas, sendo 16 cantores e 16 instrumentistas, a Camerata pode se apresentar dividida: apenas o Coro da Camerata ou a Orquestra de Câmara. O Coro misto, formado por vozes masculinas e femininas, conquistou o público alemão este ano, durante uma turnê no mês de maio, quando se apresentaram em cinco cidades da Alemanha e receberam excelentes críticas especializadas pelo interpretação do repertório de música brasileira.

Além dos concertos artísticos, em média dois por mês, sempre em uma igreja e em um teatro, "para abranger públicos diferentes", faz parte da programação definida anualmente para o corpo estável mantido pela prefeitura, através da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), concertos didáticos e sociais, em locais como asilos, creches, hospitais e escolas. "O Alimentando com Música e o Música pela Vida são projetos que temos desenvolvido em parceria com outras instituições", comentou Darci, ressaltando a importância de divulgar a música e o trabalho da Camerata.

Os trabalhos internos do grupo acontecem no Solar do Barão, mas em 2007, existe a previsão de mudança para a Capela Santa Maria, na região central da capital paranaense, que está sendo reformada. Outro plano para o próximo ano é a realização de dois concerto cênicos, em homenagem ao dramaturgo italiano Carlos Goldoni, com participação do ator Luís Mello.

Quem quiser conhecer, ou lembrar da sonoridade da Camerata Antiqua de Curitiba tem uma oportunidade nesta quinta (30), quando eles apresentam o Hino Nacional Brasileiro e "Glória" de Vivaldi, com entrada franca, no Parque Barigüi.

Para outros shows, confira o roteiro

Serviço: Apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba no seminário "Mostra das Melhores Praticas". Quinta-feira (30) às 9h. Salão de Atos Parque Barigui. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]