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Confira o guarda-roupas Cristiana Guerra. Abaixo, o streetstyle de Scott Schuman |
Confira o guarda-roupas Cristiana Guerra. Abaixo, o streetstyle de Scott Schuman| Foto:

calçadão

Aqui o "certo" ou "errado" dá lugar a muita atitude e as últimas tendências são incorporadas ao estilo de cada um. São os blogs de street fashion, a moda saída diretamente das ruas, em que fashionistas e pessoas estilosas são fotografadas enquanto caminham para o trabalho ou levam o cachorro para passear. Confira alguns deles.

www.thesartorialist.blogspot.com (Nova Iorque)

www.hojevouassim.blogspot.com (Brasil)

www.stilinberlin.blogspot.com (Berlim)

www.copenhagenstreetstyle.dk (Copenhagen)

www.hel-looks.com (Helsinki)

www.facehunter.blogspot.com (Londres)

www.lookslikepoa.com (Porto Alegre)

www.reykjaviklooks.blogspot.com (Reykjavik)

www.freakstyle-freakstyle.blogspot.com (São Paulo)

www.style-arena.jp/en/street (Tóquio)

www.thestreetswalker.com (Tel-Aviv)

Veja também

Certo ou errado. Durante muito tempo a moda vista nas ruas foi classificada a partir desses dois critérios. Bastava abrir qualquer revista que dedicasse algumas de suas páginas à moda e lá estavam os retratos de pessoas sem rosto, divididos entre o "certo" e o "errado". Gordinhas com roupas um pouco mais justas? Errado! Baixinhas com vestidos abaixo do joelho? Errado! Mistura de estampas? Errado! Calça dobrada no calcanhar? Errado!

Algumas publicações ainda insistem nesse modelo ultrapassado de classificar a moda do dia-a-dia. Mas, felizmente, hoje elas são minoria. Nos últimos anos, devido à popularização da internet e das câmeras fotográficas digitais, estilo e atitude passaram a valer mais do que as tendências copiadas das passarelas. É o que se vê, por exemplo, nas fotos que o publicitário norte-americano Scott Schuman, de 38 anos, tira pelas ruas de Nova York e posta em seu blog, The Sartorialist.

Formado em merchandising, Schuman trabalhou como diretor de lojas de moda durante 15 anos, representando nomes como Valentino, Helmut Lang e Jean-Paul Galutier. Em 2005, ele abandonou o mercado fashion para cuidar de sua filha e passou a fotografar nova-iorquinos estilosos para seu blog, que acabou se tornando uma referência mundial do chamado streetstyle. "Quando trabalhava na indústria da moda, sempre senti que faltava uma conexão entre o que eu estava vendendo e o que eu via as pessoas usando na vida real", conta ele, em seu site.

Graças ao The Sartorialist, Schuman foi eleito uma das cem personalidades mais influentes do mundo do design pela revista Time e suas fotografias acabam de ser compiladas em um livro de 512 páginas, que leva o nome de seu blog. "Fico muito feliz quando encontro um designer e fico sabendo que ele usou algumas de minhas fotos para criar sua coleção. Ao mesmo tempo, fico tocado quando recebo e-mails de pessoas comuns, que dizem ter sido inspiradas a verem a si mesmas e os outros de uma maneira nova e mais receptiva".

Guarda-roupa remixado

"Já parou pra pensar que você é sua própria estilista? Que ao acordar você se prepara para um desfile diário, voluntário ou não, e ao se vestir faz suas escolhas?". Essas e outras reflexões sobre como a maneira de se vestir pode ser uma forma de arte são os fios condutores de Hoje Vou Assim, blog da publicitária mineira Cristiana Guerra, 39 anos, que faz um diário das roupas que veste para trabalhar.

Composto por séries quase diárias de autorretratos, Cristiana, baixinha e tatuada, esbanja personalidade ao combinar as peças de sua "coleção de roupas", como ela mesma define as peças que acumulou ao longo dos anos. Criado em 2007, como uma espécie de exercício de autoestima após experiências traumáticas – Cristiana perdeu o na­­morado durante o sexto mês de gravidez do fi­­lho do casal – o blog, assim como o de Scott Schuman, tornou-se uma referência na moda brasileira, com mais de 5 mil acessos diários e rendeu à mi­­neira o título de pionei­ra brasileira do wardrobe remix (na tradução, algo como guarda-roupas remixado), tendência que se resume em compartilhar fotos de looks diários pela internet.

A publicitária passou inclusive a ser procurada pelas próprias grifes que consumia, entre elas Forum e Maria Bonita Extra, que viram no diário virtual de Cristiana uma boa oportunidade de divulgar suas coleções.

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