• Carregando...
A cantora lírica Neyde Thomas em foto de arquivo | Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
A cantora lírica Neyde Thomas em foto de arquivo| Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo

Morreu na madrugada desta segunda-feira (1º), por volta das 2h, a cantora lírica Neyde Thomas, de 81 anos, em decorrência de um câncer no pâncreas. Segundo familiares, a cantora estava internada há uma semana no hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. O velório acontece na Igreja Batista do Bacacheri, na capital paranaense.

De acordo com o sobrinho Wagner da Silva Ferreira, o câncer apareceu há cerca de um ano, porém, não era maligno e, de acordo com os médicos, havia poucas chances do tumor progredir. Neyde Thomas passou mal enquanto participava da última edição do Festival de Internacional de Londrina (Filo), em junho. Depois de exames, descobriram que o tumor estava obstruindo parte do fígado. Por conta da idade, disse o sobrinho, não foi possível realizar uma cirurgia. A cantora já havia lutado contra um câncer de mama anos antes, e se curou.

A Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), onde Neyde lecionou, divulgou nota lamentando a morte. "A Embap está de Luto e lamenta o ocorrido. Oferecemos aos familiares nossas condolências, bem como nossos mais estimados préstimos".

Biografia

Neyde Thomas era paulista, natural de Pirajuí, e radicada em Curitiba desde a década de 1980. Era preparadora vocal das óperas do Teatro Guaíra e orientadora vocal da Camerata Antiqua de Curitiba. Durante muitos anos lecionou na Embap e foi responsável pela formação de uma geração de cantores líricos.

Entre os locais em que Neyde cantou estão, além do Guaíra, o Metropolitan Opera, de Nova York, e casas de concerto em vários países da Europa. Plácido Domingo e Luciano Pavarotti são alguns dos nomes com quem ela dividiu o palco. "Ela sempre fez arte por amor, amava o que fazia", salienta o sobrinho. A cantora também recebeu, em 2009, o título de cidadã honorária de Curitiba.

Casada com o também cantor lírico e compositor Rio Novello, Neyde deixa duas filhas adotivas.

Enterro

O enterro de Neyde Thomas está marcado para terça-feira (2), às 13h, no Cemitério Jardim da Saudade 2, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. No mesmo dia, às 11h30, um culto em homenagem à cantora com a participação de de ex-alunos será realizado na Igreja Batista do Bacacheri e transmitido pelo site da igreja: www.ibb.org.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]