• Carregando...
Caminhão abriga um cinema com 30 poltronas | Divulgação
Caminhão abriga um cinema com 30 poltronas| Foto: Divulgação

34,6 mil

espectadores já assistiram a projeções no Cinemóvel.

Parece um caminhão como outro qualquer, mas o veículo estacionado na Praça Getúlio Vargas, no centro de Campo Largo, leva uma carga de cultura e conhecimento em forma de uma sala de cinema completa, o Cinemóvel.

Quinze meninas com idade entre oito e dez anos fazem fila para embarcar. Muitas prestes a ir ao cinema pela primeira vez. São crianças de famílias pobres, que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social no município.

Ao se acomodarem nas poltronas, mesmo as tagarelas se silenciaram, anestesiadas. Os olhos atentos refletiam o telão. O filme exibido é Eu e Meu Guarda-Chuva, de Toni Vanzolini. O longa-metra­­gem conta a história de um menino que faz um duelo com uma sombra, usando um guarda-chuva como espada. De uma simples realidade, como de todas ali presentes, fez-se uma aventura.

Giovana Alves, de 11 anos, promete não esquecer a experiência. "Foi super legal, a gente viaja. Aprendi que tem que ter união, respeitar os amigos...", diz.

O Cinemóvel faz parte do projeto Conexão Cultural Tigre/ICRH. O caminhão-cinema tem 30 lugares e climatização. Na tela de 120 polegadas são exibidos filmes nacionais. Desde seu início, em 2009, o projeto percorreu 94 cidades de dez estados e já atraiu cerca de 34,6 mil espectadores. Na edição 2013, que termina em julho, o caminhão deve passar por 22 cidades de sete estados. No Paraná, o Cinemóvel já esteve em Castro e Ponta Grossa. Depois de Campo Largo, onde o veículo ficou nos dias 23 e 24 de maio, o Cinemóvel seguiu para Santa Catarina.

O secretário de Educação, Cultura e Esporte de Campo Largo, Avanir Mastey, destaca a importância do contato da população com a sétima arte: "Ao mesmo tempo em que valoriza o cinema nacional, o projeto chega a um público que não tem acesso ao cinema. As crianças podem se identificar com o filme, assim como vislumbrar um novo mundo de possibilidades para elas mesmas", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]