• Carregando...

A exposição "Erotica - Os sentidos na arte", que já passou pelo Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo e no Rio, não chegará a Brasília, como estava previsto. Depois da polêmica relativa à censura da obra "Desenhando com terços", de Márcia X. - que foi retirada da mostra depois de protestos do grupo religioso Opus Christi - artistas como Franklin Cassaro e Rosangela Rennó decidiram retirar suas obras, e a exposição acabou cancelada.

- O que mais nos assusta é que o Banco do Brasil não reconheceu que praticou um ato de censura, e isso pode gerar um precedente perigoso - diz o artista plástico Márcio Botner, que liderou protestos da classe após a retirada da obra de Márcia. - Acreditamos que a arte deva abrir discussões, e nesse episódio não houve qualquer diálogo.

Ele diz que é importante distinguir o centro cultural de seu patrocinador.

- A decisão veio do Banco do Brasil, e foi tomada por pessoas que entendem de economia, não de cultura - diz. - É assustador também pensar que um centro cultural importante como o CCBB, que abriga técnicos em cultura, não tenha direito a opinião. Essa posição me lembra as atitudes de alguns dos nossos políticos, que tomam certas decisões e esperam que nada vá acontecer. Estamos pensando em entrar na Justiça contra o Banco do Brasil.

O Banco do Brasil comunicou o cancelamento da mostra, devido à retirada das obras, e divulgou uma nota pouco esclarecedora. Nela, diz tratar-se de "um fato isolado", e ratifica "sólido apoio à difusão da arte e da cultura, sempre com respeito à pluralidade e à diversidade

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]