Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Centro Cívico ganha mural sustentável

Obra foi inaugurada no sábado (29). Confeccionado sob a tônica da reciclagem e do reaproveitamento, painel usa materiais descartados na construção civil

Mural foi inaugurado no sábado (29) | Marcelo Andrade/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
Mural foi inaugurado no sábado (29) (Foto: Marcelo Andrade/ Agência de Notícias Gazeta do Povo)
Chamado de Árvore em Verso e Reciclagem, painel une delicadeza e sustentabilidade |

1 de 5

Chamado de Árvore em Verso e Reciclagem, painel une delicadeza e sustentabilidade

Como destaque, o Ipê, uma das sete maravilhas de Curitiba |

2 de 5

Como destaque, o Ipê, uma das sete maravilhas de Curitiba

Peças de petit-pavé descartadas foram reaproveitadas no mural |

3 de 5

Peças de petit-pavé descartadas foram reaproveitadas no mural

Obra foi criada pelo Grupo de Artistas Vidreiros de Curitiba |

4 de 5

Obra foi criada pelo Grupo de Artistas Vidreiros de Curitiba

Mural fica entre as ruas Mateus Leme e Roberto Barroso, no Centro Cívico |

5 de 5

Mural fica entre as ruas Mateus Leme e Roberto Barroso, no Centro Cívico

Viver o deleite da chegada da primavera todos os dias – mesmo que o sol não esteja em sua força mais contundente, e o céu, em seu azul mais perfeito. É basicamente esta a sensação que um grupo de artistas de Curitiba pretende provocar em quem contemplar o mural Árvore em Verso e Reciclagem, inaugurado no último sábado (29), no Centro Cívico.

Veja fotos do mural

Projetado sob a tônica da sustentabilidade, a obra foi confeccionada com 90% de material reciclável, boa parte coletado em obras de construção civil. São restos de cerâmica, garrafas de vidro, peças de petit-pavé, madeira, latinhas de alumínio e pedaços de vidro. Tudo o que era considerado entulho, ganhou tratamento, um novo destino e virou obra de arte.

Como destaque no mural – implantado no muro de uma loja de materiais elétricos, entre as ruas Mateus Leme e Roberto Barroso, no Centro Cívico, – está o Ipê Amarelo, árvore que, em 2010, entrou na lista das sete maravilhas de Curitiba. "O Ipê é uma espécie muito querida na cidade e o florescer dele também anuncia que o frio está terminado. O curitibano tem isso de ‘Ah! O Ipê floresceu e agora não vai fazer mais frio’. Isso certamente traz um clima de alegria", explica Désirée Sessegolo, integrante do Grupo de Artistas Vidreiros de Curitiba, responsável pela obra.

Além da árvore, o mural também realça outras marcas registradas da capital, como o Jardim Botânico, o portal de Santa Felicidade, o Teatro Guaíra, o Museu Oscar Niemeyer, as bibliotecas do saber, as estações tubo e as calçadas petit-pavé. ProjetoO projeto que deu cor e forma ao mural começou a ser criado em 2011 e logo depois ganhou impulso ao ser contemplado pela Lei Municipal de Cultura. A implantação da obra durou um mês e foi feita em um muro cedido por um comerciante da região. "Ele [o comerciante] não só abriu mão de ampliar a loja dele, como vai bancar toda a conta da luz que vai iluminar o mural. Muita gente se comprometeu, e tudo isso ajudou o nosso projeto a dar certo", contou, animada, Désirée.

Veja fotos do mural

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.