• Carregando...

O ano de 2005 foi o melhor, em termos de público, dos 51 de história do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG). Durante os 365 dias passaram pelos quatro auditórios que formam o centro – Bento Munhoz da Rocha Netto, Salvador de Ferrante, Glauco Flores de Sá Britto e Teatro José Maria Santos – 392.693 pessoas entre eventos, shows, concertos, óperas e peças de teatro.

O número recorde de pessoas também se refletiu no aumento de produções oficiais do CCTG. Em 2004 foram 176 e, em 2005, este número passou para 252. O aumento está relacionado ao acréscimo da programação como o Ciclo de Novas Dramaturgias, Teatro para o Povo, Mostra em Língua Espanhola, Corredores Culturais do Mercosul, além do maior número de apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná, em concertos e óperas, totalizando 28 apresentações ao longo do ano para 25.911 pessoas.

O Teatro José Maria Santos, dos quatro auditórios do CCTG, foi o que recebeu mais público em relação a 2004. No ano passado foram 9.200 pessoas, já em 2005 esse número subiu para 17 mil. O Balé Teatro Guaíra fez 31 apresentações durante o ano e teve um público de 31.790 pessoas, segundo a assessoria de imprensa do CCTG. Várias coreografias foram apresentadas em 2005. Entre os destaques estão Caixa de Cores, de Luiz Fernando Bongiovanni, e Pequeno Mundo, de Felix Landerer.

Na política de retomada do Teatro de Comédia do Paraná, o Centro Cultural Teatro Guaíra montou Pico na Veia, texto de Dalton Trevisan com direção de Marcelo Marchioro. Ao todo foram 31 apresentações em Curitiba e em cidades do interior do Paraná. Cerca de 10 mil pessoas assistiram a montagem.

De acordo com a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Nitis Jacon, o CCTG passou a ser um centro irradiador de cultura não só para Curitiba, mas para o Paraná e até para países do Mercosul. "Somos referência em qualidade técnica e artística. Os crescentes números mostram a nossa capacidade. Além disso ajudamos a disseminar a cultura e promovemos a melhoria técnica para várias cidades do estado", definiu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]