• Carregando...

No verão, época de tempo quente e abafado, os bares de Curitiba e no litoral costumam ficar abarrotados de pessoas sedentas por uma cervejinha gelada, por alguns aperitivos ou simplesmente por um pouco de água mineral. Seja lá qual for o motivo, a primeira atitude que cada um tem ao entrar em um bar é chamar o garçom.

Com astúcia e simplicidade, as jornalistas Márcia Luz e Simone Mattos tiveram a idéia de escrever um livro sobre essa relação entre o público e garçons de Curitiba. Nascia, assim, "Chama o Garçom", livro de aproximadamente 100 páginas que contém histórias divertidas e causos pitorescos acontecidos em diversas épocas na capital paranaense. O lançamento acontece neste domingo (15) às 15h no Beto Batata do Alto da XV.

Proprietários e garçons de diferentes bares contam suas histórias, todas devidamente ilustradas por fotografias de Kraw Penas. O fotógrafo irá expor as imagens no mesmo local.

Independentemente do estabelecimento ser mais antigo e tradicional, como é o caso do Bar Palácio, do Armazém Santa Ana e do bar Stuart, ou mais recente, como Don Max, Jacobina e Beto Batata, todas as histórias possuem a sua própria identidade e entretem o leitor.

De acordo com as autoras, o critério utilizado para selecionar os bares e as histórias que compõem o livro foi puramente emocional, incluindo locais antigos e recentes. A quantidade de histórias que a pesquisa conseguiu foi grande, porém, para entrar no livro, apenas as melhores e mais engraçadas foram selecionadas.

Em meio a bares pouco conhecidos da maioria, como o Lusitano e o Solar das Batidas, e outros famosos por características peculiares, como o Tartaruga, o Botafogo, o Silzeu´s e o Gruta da Onça, o livro dedica o último capítulo do livro inteiramente ao extinto 21 Snooker Bar. O estabelecimento deixa saudades em curitibanos mais saudosistas.

Serviço:

Lançamento do livro "Chama o Garçom - Botecos de Curitiba e as Histórias que Não Vêm na Conta" e Exposição fotográfica de Kraw Penas. Domingo (15) a partir das 15h. Beto Batata (Rua Professor Brandão, 678), Tel: 3262-0840. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]