• Carregando...

"Riso garantido ou o seu mau humor de volta". É parafraseando o humorista Sérgio Rabelo que o organizador, e também humorista curitibano Diogo Portugal define o que aguarda o público ávido pela terceira edição do Risorama. O evento estréia neste domingo (19). A abertura do Festival de Teatro de Curitiba acontece nesta quarta-feira (15) com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná.

A proposta do Risorama 2006 segue a mesma dos anos anteriores: apenas um comediante no palco, sem mais recursos além do microfone, com a missão de fazer uma platéia rir descontroladamente. O evento integra a mostra paralela do Festival de Teatro de Curitiba há três anos. Durante cinco dias, de 19 a 23 de março, 16 humoristas vão se revezar no palco da festa. Atrações conhecidas dos curitibanos, como a dupla Comida dos Astros e os humoristas Fabio Silvestre e Miau Carraro dividem espaço com nomes como Lucio Mauro Filho (o Tuco da série global "A Grande Família"), Luiz Miranda (de "Sob Nova Direção"), além do próprio Diogo Portugal.

História

Segundo Portugal, a idéia do Risorama surgiu de algumas conversas com Cássio Chamecki, um dos idealizadores originais do festival em 1992. "Durante uma das noites no Era Só o Que Faltava, onde tenho um espetáculo de humor (o ‘Cabaret com Diogo Portugal e Convidados’), falei para o Cássio que era uma oportunidade do público de fora de Curitiba conferir o meu trabalho. Então ele sugeriu a possibilidade de montarmos um núcleo de humor de forma paralela ao festival. Pode-se dizer que ele é um dos ‘pais’ do Risorama", conta Portugal.

O evento, sucesso em suas duas edições anteriores e que já caiu nas graças do público da cidade, apresenta um formato em voga atualmente: o "stand up comedy", uma proposta descontraída de fazer comédia, baseada em um modelo de sucesso nos Estados Unidos. A boa aceitação do público pode ser demonstrada pelo sucesso e pela lotação máxima em todos os dias durante os últimos dois anos.

Tendências

Nomes como Gorete Milagres, Bruno Mazeu (filho de Chico Anísio), Marcelo Madureira, do "Casseta e Planeta", e Graziella Moretto, da série "Os Normais", já passaram pelo palco do Risorama. O resultado dessa reunião de artistas, segundo o Portugal, mescla várias possibilidades de humor, juntamente com as características de cada comediante. "Um dos diferenciais do Risorama é não ter temas fixos, como em um espetáculo comum", completa. Nas últimas duas edições do evento, cada artista teve por volta de sete minutos de permanência do palco. Neste ano, cada atração deve ter de 10 a 12 minutos para mostrar o seu quadro.

Esta é uma das novidades já anunciadas. E não é só isso. "Agora vamos realizar o Risorama no Clube Concórdia, que possui um espaço maior, mais aconchegante e estruturado para os artistas e para o público", assegura. A capacidade da nova morada do Risorama também é maior: é estimada em 850 pessoas.

Outro destaque do evento é lançar novos talentos do humor curitibano e nacional. De acordo com Portugal, Fernando Ceylão e Bruno Mota, dois dos humoristas que já se apresentaram no Risorama, são expoentes de uma nova safra de comediantes.

Apenas uma coisa será igual aos anos anteriores. Todas as apresentações serão anunciadas e entremeadas pela figura de uma ilustre mestra de cerimônias: a drag queen Nany People.

Atrações

O ponta-grossense Fábio Silvestre, parceiro de Diogo Portugal todas as terças-feiras do "Cabaret do Era Só o Que Faltava", também vai participar do Risorama deste ano. Silvestre, que já integrou o elenco do evento nas edições anteriores, mostra grande expectativa com a terceira edição da festa. "A expectativa é enorme, até porque o Risorama é o único evento do Festival de Teatro de Curitiba que não é uma incógnita. As pessoas sabem o que esperar, é sucesso certo", afirma Silvestre.

O humorista desta vez irá se apresentar em apenas duas noites do evento. O motivo: ele está envolvido no espetáculo "Curitiba em Comédia", que será apresentada Era Só o que Faltava durante os dias 17 e 25 de março.

Entre os personagens que devem pintar nas aparições de Silvestre pelo Risorama estão o "comerciante de ervas medicinais" Arlindo Beleza, e Déverçon, o surfista de Colombo (município da região metropolitana de Curitiba), sucesso também no Orkut e famoso por "surfar nas valetas da cidade", como conta o próprio humorista. Um número novo e especial também pode aparecer.

Além dele e Portugal, Comida dos Astros, Marcelo Mansfild, Rafinha, Tata, Luiz Miranda, Marcio Ribeiro, Otávio Mendes, Helio, Miau Carraro, Robson, Lucio Mauro Filho, Marcela Leal e Evandro Santos integram o Risorama 2006.

Confira a programação do Festival de Teatro de Curitiba

Serviço:

Risorama. De 19 a 23 de Março às 22h. Clube Concórdia (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 815), (41) 3222-8685. Entrada: R$ 20,00.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]