• Carregando...
Juliette Binoche e William Schimell vivem uma situação insólita em Arezzo | Divulgação
Juliette Binoche e William Schimell vivem uma situação insólita em Arezzo| Foto: Divulgação

Os tênues limites que separam a realidade da ficção, a verdade do engano e da dissimulação são o tema central de Cópia Fiel, do cineasta iraniano Abbas Kiarostami (de Gosto de Cereja).

James Miller (William Schimell), um autor britânico, especialista no tema herança cultural, está prestes a iniciar uma palestra na cidade de Arezzo sobre seu último e premiado livro, que também se chama Cópia Fiel e defende a polêmica tese de que a reprodução bem feita de uma obra de arte vale tanto quanto seus originais.

Na plateia do auditório está a dona francesa de um antiquário (Juliette Binoche, melhor atriz no último Festival de Cannes), que, apesar de não concordar totalmente com o escritor, está fascinada com a provocação que o livro traz. E mais: parece também interessada em conhecer o autor e o convida a passar uma tarde com ela.

Juntos, os dois irão de carro a uma pequena cidade, onde ela, cujo nome nunca é dito, vai mostrar a ele um retrato que, por séculos, foi tido como original, para que depois descobrissem se tratar de uma falsificação. Ainda assim, a tela, por sua inegável qualidade técnica, foi mantida no acervo do museu e em exposição.

Um pequeno engano no decorrer da viagem acaba, de certa maneira, "eletrificando" o diálogo entre os dois personagens: a proprietária de um pequeno café pensa que eles são um casal e, de brincadeira, eles aceitam o engano e passam a conversar como se, de fato, fossem marido e mulher.

O problema é que o jogo se torna tão real que eles mesmos perdem a noção entre verdade e ficção, dando vazão a emoções represadas, como ressentimentos, carências e até ciúmes. A simulação desse relacionamento, apesar de não ter suas raízes na realidade, acaba se alimentando de sentimentos reais, os aproximando.

Miller defende o simulacro, a cópia, a falsificação, porque já não vê distinções entre verdadeiro e falso em um mundo repleto de dissimulações. E, ao se confrontar com uma mulher em crise, cuja simpatia esconde uma sensibilidade em carne viva, entra num jogo que o colocará em xeque. Nessa simulação, nessa reprodução do real, sentimentos de verdade vão emergir. Isso graças a um roteiro brilhante e a uma fantástica direção de atores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]