• Carregando...
Cena de “La Dolce Vita”, de Fellini, um dos autores abordados no curso. | Divulgação
Cena de “La Dolce Vita”, de Fellini, um dos autores abordados no curso.| Foto:

Depois de ocupar o espaço do Cine Joia de Copacabana, passando por São Paulo, Salvador e outras cidades, o Projeto Filosofia & Arte realizará o minicurso “A Tela que Pensa: Filosofia, Cinema e Arte” em Curitiba.

A Cinemateca receberá o evento, no sábado (12), das 9h40 às 13h40. A ideia é destacar os pontos de contato entre a filosofia e o cinema. Os responsáveis pelo curso são os professores Ana Beatriz Antunes e Luame Cerqueira.

O minicurso contará com apresentação de trechos de filmes, pinturas e músicas que serão compostos com a exposição filosófica dos professores, inspirada nos pensadores Nietzsche, Bergson e Deleuze. Haverá distribuição de material de apoio, como resumos e sugestões bibliográficas.

“O curso permite um diálogo entre a obra de grandes mestres do cinema e a filosofia, mas que não se encerra nessa relação, abrindo conexões com a pintura, a música e a literatura. Como crítico, frequentar o curso me permitiu revisitar esses cineastas oferecendo um novo olhar sobre eles”, afirma Marcelo Janot, professor e crítico de Cinema.

Entre os assuntos que serão trabalhados, estão: “Wim Wenders e o problema do caos”, “Antonioni e o movimento invisível”, “Fellini e a proliferação das imagens”.

Os professores

Ana Beatriz Antunes Gomes é doutora em Filosofia pela Université de Toulouse II (França) e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro na área de Estética e Filosofia da Arte. Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea, com ênfase em teoria do conhecimento e filosofia das ciências pela UERJ, graduada e licenciada em Filosofia pela UERJ.

Luame Cerqueira foi professor da UERJ, doutorando em Filosofia pela Université de Toulouse II (França) e pela UERJ. Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea, na área de Estética e Filosofia da Arte, graduado e licenciado em Filosofia pela UERJ.

Serviço

Projeto Filosofia & Arte

Minicurso “A Tela que Pensa: Filosofia, Cinema e Arte”.

Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco). Sábado (12), das 9h40 às 13h40. Público-alvo: a todos interessados, iniciantes ou iniciados no cinema e na filosofia. Valor: 4 parcelas de R$ 52,45 ou 1 parcela de R$ 195. Há a opção de pagar em até 12 vezes no PagSeguro, mas com juros.

Inscrições: www.filosofiaearte.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]