• Carregando...
Francês “Cinco Graças”, indicado a filme estrangeiro e inédito em Curitiba | Divulgação/
Francês “Cinco Graças”, indicado a filme estrangeiro e inédito em Curitiba| Foto: Divulgação/

Ser cinéfilo em Curitiba às vezes pode não ser uma tarefa fácil. Principalmente nessa época que antecede a entrega do Oscar, quando muitos estão ansiosos para ver os filmes concorrentes e dar o parecer sobre quem merece ou não ganhar a estatueta. Apesar de já terem estreado no Brasil, algumas produções que disputam o prêmio não chegaram e não têm previsão para serem exibidas nos cinemas locais.

O maior exemplo disso está na categoria melhor filme estrangeiro. Dos cinco concorrentes, quatro já foram lançados no circuito nacional: o húngaro “Filho de Saul”, o francês “Cinco Graças”, o jordaniano “O Lobo do Deserto” e o colombiano “O Abraço da Serpente”. Nenhum deles passou por Curitiba. O quinto concorrente, o dinamarquês “Guerra”, ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.

Outra categoria prejudicada é a de animação, na qual o brasileiro “O Menino e o Mundo” disputa o prêmio. Dois de seus adversários, “Anomalisa”, de Charlie Kaufman, e o japonês “As Memórias de Marnie” não desembarcaram em Curitiba.

Charlotte Rampling disputa o Oscar de melhor atriz pelo drama britânico “45 Anos”, que teve apenas algumas sessões isoladas e não entrou em circuito comercial. O mesmo aconteceu com o documentário “Amy”, sobre a cantora Amy Winehouse, que agora pode ser visto na Netflix.

No caso da ficção científica “Ex-Machina - Instinto Artificial”, que concorre nas categorias roteiro original e efeitos visuais, o problema não foi com Curitiba, mas com o Brasil. O filme nem chegou a ser lançado nos cinemas, sendo distribuído diretamente em DVD e, mais recentemente, na TV a cabo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]