• Carregando...
Dev Patel vive Sunny Pawar, que usa o Google Earth para encontrar os familiares | Divulgação/
Dev Patel vive Sunny Pawar, que usa o Google Earth para encontrar os familiares| Foto: Divulgação/

“Lion - Uma Jornada Para Casa”, a partir desta quinta-feira (16) nos cinemas, são dois filmes em um. Na primeira e melhor parte da história de Saroo Brierley, a câmera do australiano Garth Davis, em sua estreia em longas-metragens, registra a improvável e trágica aventura de um menino de cinco anos das favelas indianas tal qual um conto de fadas contemporâneo. Após adormecer em um vagão de trem aparentemente fora de uso perto de sua cidade, ele acorda, em um dia ensolarado de 1986, do outro lado da Índia, na caótica Calcutá. Sem comunicação com a família, é levado a um orfanato, e mais tarde adotado por um casal de australianos, vividos por Nicole Kidman e David Wenham.

50% de desconto para assinantes Gazeta do Povo nas salas selecionadas

Veja salas e horários no Guia Gazeta do Povo

Duas décadas depois, com a ajuda da revolução digital, o espectador acompanha a busca de Saroo por sua família biológica, que, ele aposta, ainda aguarda uma resposta para o seu desaparecimento. Com a passagem de bastão do menino Sunny Pawar, 8 anos, para Dev Patel, 26, a segunda metade da narrativa é mais sentimentalista, com o uso de muita música incidental e acenos a “Quem Quer Ser um Milionário?”, de Danny Boyle, vencedor do Oscar de 2009, também passado na Índia, com o mesmo Patel. “Lion” disputa seis estatuetas na festa da Academia de Artes de Hollywood, incluindo melhor filme, ator coadjuvante (Patel), atriz coadjuvante (Kidman), roteiro, cinematografia e trilha sonora original.

“Decidimos dividir a história em duas partes e não usar flashbacks, pois queríamos que o público tivesse a sensação de que estava crescendo com o Sunny. É como se, quando encontrássemos o Dev, ainda tentando se lembrar com exatidão de seu passado, nós, de nossas cadeiras no cinema, tivéssemos tido uma experiência mais intensa do que a do próprio personagem”, diz o roteirista Luke Davies, que usou como material de pesquisa a autobiografia de Saroo e entrevistas com os personagens de carne e osso, na Índia e na Austrália.

Um dos pontos altos de “Lion”, que contou com a participação entusiasmada das duas famílias durante a produção do filme, é o tratamento realista dado ao processo de adoção internacional. Mais conhecido por sua atuação nas áreas de publicidade e design, Garth Davis - indicado ao Emmy de melhor diretor de minissérie em 2013, com Jane Campion, por “Top of the Lake” - trata tanto das alegrias quanto das dificuldades da chegada de uma criança com vivência familiar completamente díspar a um novo cenário. Para o papel da mãe adotiva, Sue, ele escalou Nicole Kidman, cujos dois filhos mais velhos, Bella, 23, e Connor, 21, adotados durante o casamento com Tom Cruise, foram morar com o pai após a separação do casal, em 2001. Kidman teve outros dois filhos com o segundo marido, o cantor Keith Urban.

“A Sue me contou que teve uma visão em que claramente sentia que um menino de pele morena chegaria na vida dela e do marido, o que me tocou profundamente. Mas posso garantir que não houve fantasia ao se mostrar a realidade de um casal decidido a ter filhos adotando uma criança”, diz Kidman. “Garth mostrou o choque cultural dos dois lados, e pelos olhos de uma criança, o que não é nada fácil.”

Papel difícil

Patel, em sua primeira experiência como galã em Hollywood, encarna o Saroo reinventado nas praias da Tasmânia, corpo sarado de surfista, às voltas com o fim da faculdade, a entrada no mercado de trabalho e uma enorme sensação de culpa.

“É como se tivesse um buraco que vai crescendo dentro dele. Ele precisa saber o que aconteceu com sua família biológica. Nunca vivi um papel tão difícil. O dilema de viver ao lado de quem o ama sem restrições, mas ser assombrado pela ideia da mãe e dos irmãos ainda estarem procurando por ele, isso me consumiu de uma forma inesperada”, afirma.

Com a ajuda da namorada (vivida por Rooney Mara), do Google Earth e de vestígios de lembranças de um passado humilde, Saroo retorna à Índia natal. O reencontro com a mãe, Kamla, vivida por Priyanka Bose, é o ápice de uma saga que, diz Patel, mudou sua maneira de pensar sobre temas universais como família, amor e compaixão.

Nunca vivi um papel tão difícil. O dilema de viver ao lado de quem o ama sem restrições, mas ser assombrado pela ideia da mãe e dos irmãos ainda estarem procurando por ele, isso me consumiu de uma forma inesperada

Dev Patek ator de “Lion”

“Quando encontrei Saroo, perguntei quanto tempo levou sua busca pela família biológica, o que, obviamente, não poderíamos reproduzir com precisão cirúrgica no filme. Foram três anos de trabalho árduo, diário, sem cessar!”, conta o ator. “Ele é um sobrevivente. Lembro-me de ter me perdido de minha mãe em um supermercado, em Londres, quando menino, por cinco minutos, e de meu desespero até escutar aquela voz no alto-falante, ‘Dev Patel, sua mãe o espera no caixa cinco’. Imagina o que ele viveu! O humanismo do filme é sua maior preciosidade.”

Além das lágrimas

Vencedora do Oscar de melhor atriz em 2003 por “As Horas”, Kidman diz esperar que a divulgação da história de Saroo vá além dos lenços repletos de lágrimas (“Minha irmã, que tem seis filhos, viu comigo e começou a choradeira aos 16 minutos de projeção, e só parou no fim!”) e jogue luz sobre o árduo processo de adoção internacional.

“A adoção precisa ser cada vez mais acessível em nossa realidade globalizada. Sue passou seis anos estudando as leis na Índia e na Austrália para viver sua maternidade, um aspecto talvez menos cinematográfico, mas igualmente emocionante em uma história de amor incondicional que ultrapassou todas as barreiras. Inclusive quando Saroo decidiu reencontrar sua mãe biológica: Sue estava lá, a postos, para apoiar, uma vez mais, o seu leãozinho.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]