• Carregando...
Warren Beaty: confusão para ficar na história dos Oscars | Kevin Winter/AFP
Warren Beaty: confusão para ficar na história dos Oscars| Foto: Kevin Winter/AFP

Em 89 edições do Oscar, nada parecido havia acontecido. O premiadíssimo veterano ator e diretor Warren Beatty foi designado para anunciar o vencedor de Melhor Filme junto com a atriz Faye Dunaway. Era uma forma de homenageá-los pelos 50 anos do clássico “Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas”, protagonizado pela dupla.

Confira a lista completa dos vencedores

Depois de um breve momento de hesitação, declarou “La La Land” como o filme vencedor. Os produtores subiram ao palco, começaram a fazer o discurso até que foram informados do erro. Coube a Jordan Horowitz, produtor de “La La Land”, embaraçado, desfazer a bagunça. “Houve um erro. ‘Moonlight’ é o vencedor.” Foi preciso reforçar a mensagem para a audiência absolutamente atônita no Teatro Dolby, em Los Angeles. “Não é uma piada”, disse. “Não é uma piada”, repetiu. “Subam aqui.”

Erro histórico mancha a entrega do Oscar 2017

A PriceWaterhouseCoopers, responsável por contabilizar os votos, pediu desculpas pelo grave erro no anúncio do prêmio de melhor filme. O envelope errado foi parar nas mãos do ator Warren Beatty, o que fez com que anunciasse ‘La La Land’ como vencedor no lugar de 'Moonlight'

+ VÍDEOS

Warren voltou, se desculpou e disse que leu o envelope errado, o de Melhor Atriz, dado a Emma Stone, onde se lia “La La Land”. Uma imagem liberada pela rede de TV americana ABC mostra Beatty segurando um envelope escrito “ACTRESS IN A LEADING ROLE” (Melhor Atriz) enquanto anunciava o prêmio de Melhor Filme. Provavelmente a fonte da confusão veio daí.

Jimmy Kimmel até brincou com Beatty e toda a situação: “O que você aprontou?”. Foi a primeira vez que Dunaway apresentou o Oscar de Melhor Filme, mas Beatty não tem essa desculpa: ele já fez isso em 1975 e 1990.

Emma Stone, a vencedora do prêmio de Melhor Atriz, por sua vez, afirmou estar de posse do envelope todo o tempo após ter recebido sua estatueta. A Price Waterhouse Coopers, empresa que faz a auditoria dos envelopes do Oscars, deve se pronunciar ainda nesta segunda-feira (27) a respeito do ocorrido.

A única vez que algo parecido aconteceu foi em 1932, quando Frank Capra foi chamado ao palco para receber o prêmio de Melhor Diretor por “Dama por um Dia”, quando o vencedor de fato havia sido Frank Lloyd, por “Cavalgada”.

Além de “La La Land”, “Moonlight” derrotou “Manchester à Beira-Mar”, “Lion - Uma Jornada Para Casa”, “Um Limite Entre Nós”, “Estrelas Além do Tempo”, “A Chegada”, “A Qualquer Custo” e “Até o Último Homem”.

  • Barry Jenkins e a equipe de “Moonlight” comemoram o Oscar de melhor filme
  • Damien Chazelle, melhor diretor por “La La Land”
  • Casey Affleck, melhor ator por “Manchester à Beira-Mar”
  • Emma Stone, melhor atriz por “La La Land”
  • Mahershala Ali, melhor ator coadjuvante por “Moonlight”
  • Viola Davis, melhor atriz coadjuvante por “Um Limite Entre Nós”
  • Os quatro atores premiados: Mahershala Ali, Emma Stone, Viola Davis e Casey Affleck

Veja abaixo todos os vencedores

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]