• Carregando...
“O Clã”, de Pablo Trapero, ainda não tem data de estreia no Brasil. | Divulgação
“O Clã”, de Pablo Trapero, ainda não tem data de estreia no Brasil.| Foto: Divulgação

Depois de 17 anos de ausência, o cinema argentino voltará a disputar o Leão de Ouro no Festival de Veneza, que começa na próxima quarta-feira. O homem por trás do novo fenômeno cinematográfico nacional é o diretor Pablo Trapero, que acaba de estrear “O Clã” (”El Clan”) e, em menos de três semanas, bateu um recordo histórico ao alcançar 1,5 milhão de espectadores, superando até mesmo o espetacular desempenho de “Relatos Selvagens”.

Em seu oitavo longa-metragem, Trapero decidiu, pela primeira vez, contar uma história de época e real: a sinistra vida da família Puccio, que, no começo da década de 1980, sequestrou e assassinou vizinhos do aristocrático bairro de San Isidro, na grande Buenos Aires, onde aparentava ser uma família normal.

Caso é estudado no mundo inteiro

Em “O clã” aparecem os cinco filhos de Arquímedes e Epifania, sua mulher, mas Alexandre rouba a cena

Leia a matéria completa

O vertiginoso sucesso de “El Clan” superou todas as projeções de Trapero e de seus sócios locais e internacionais. O filme foi produzido pela Kramer & Sigman Films, Matança Cine (a produtora do diretor) e El Deseo, de Pedro Almodóvar. A distribuição está nas mãos da 20th Century Fox, que prevê chegar aos cinemas brasileiros entre outubro e novembro deste ano.

“O elemento mais atraente desse filme é que ele está centrado nas relações dessa família que, durante a produção, chamávamos de ‘os locos Adams’ argentinos”, diz Trapero, em entrevista na sede de sua produtora, localizada no bairro portenho de Chacarita.

Desde a estreia nos cinemas locais, na primeira semana de agosto, a Argentina mergulhou numa verdadeira “pucciomania”.

Confira cinco filmes para conhecer melhor o cinema argentino

A história contada por Trapero, 30 anos após a prisão de Arquímedes Puccio, o patriarca e autor intelectual e material dos sequestros, cativou o público argentino. A relação entre Arquímedes, que durante anos trabalhou como agente de inteligência (fortemente vinculado a setores militares), e seu filho mais velho, Alexandre, compõe uma das tramas centrais do filme.

Na reconstrução do diretor, baseada em fotos e depoimentos de amigos e vizinhos, o pai mantém uma relação de total dominação sobre o filho, algo que, segundo Trapero, comove espectadores.

[O filme atrai porque] é centrado nas relações dessa família que chamávamos de ‘os locos Adams’ argentinos.

Pablo Trapero, cineasta.

“Peritos que trataram Alexandre na prisão falaram até mesmo numa patologia, uma espécie de síndrome de Estocolmo”, conta o diretor,

Guillermo Francella, que interpreta Arquímedes, já brilhou num papel secundário em “O Segredo de Seus Olhos”. Em “O Clã, transformar-se no vilão foi um desafio. O ator é quase sinônimo de comédia na Argentina, e seus programas de TV, todos humorísticos, sempre alcançaram níveis altos de audiência.

Peter Lanzani é uma estrela da TV local e surpreendeu no papel de Alexandre, que, antes de terminar na prisão, dividia o tempo entre os treinos com seu time de rugby, uma namorada que desconhecia os crimes da família e a participação nos sequestros orquestrados pelo pai.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]