Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tecnologia

“Os Oito Odiados” não será exibido em 70 mm nos cinemas do Brasil

Cena de “Os Oito Odiados”, filmado originalmente em formato usado em clássicos como “Ben-Hur”, de 1959. | Divulgação
Cena de “Os Oito Odiados”, filmado originalmente em formato usado em clássicos como “Ben-Hur”, de 1959. (Foto: Divulgação)

O brasileiro que quiser assistir a “Os Oito Odiados” na telona terá só meia experiência cinematográfica. É que não há mais no país cinema que possa projetar cópias em 70 mm, formato usado por Tarantino para rodar seu filme.

Por aqui, a produção será exibida só em formato digital, cujas dimensões de projeção são praticamente a metade das dimensões de uma em película 70 mm (a mais larga existente e de qualidade superior).

A opção de Tarantino tem a ver com seu próprio estilo cinéfilo: o tal formato 70 mm, hoje raro no mundo todo, foi muito usado em superproduções dos anos 1950 e 1960, caso de “Ben-Hur” (1959) e de “Lawrence da Arábia” (1962). A projeção mais alargada na tela dos cinemas, propiciada pelo 70 mm, incrementa o aspecto épico dos filmes. Mas o sistema ficou obsoleto: a película em 35 mm, de dimensões menores, era mais flexível.

O advento do digital, nos últimos anos, substituiu em grande parte o uso da película, mas manteve a projeção em dimensões bastante semelhantes às do 35 mm.

Nos EUA, o filme foi projetado em 96 salas quando estreou em dezembro, obrigando exibidores americanos a correr atrás de equipamentos antigos.

Em janeiro, com a ampliação do número de salas, a maioria dos cinemas americanos passou a projetar a versão digital – sistema de 97% das cerca de 40 mil salas do país. No Brasil, 86% das 3 mil salas têm projeção digital.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.