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Duas das vantagens de Clara Moreno são seus pai e mãe. Ela mesma admite isso. "Ter nascido nessa família tornou tudo mais fácil", diz a filha da cantora Joyce e do compositor Nelson Ângelo.

Carioca que experimentou a fusão da bossa nova com a música eletrônica nos seus três primeiros discos, segue agora por um caminho alternativo. Recém-lançado pelo selo Atração, Meu Samba Torto não esconde o objetivo de soar como um disco de MPB das antigas. Mas essa definição não faz justiça ao resultado final.

Embora pareça simples, talvez porque reúna não mais do que três instrumentos por faixa – além da voz de Clara –, o quarto trabalho da cantora, que estudou música na França e balé em Cuba, permite explorações sem fim, é todo acústico e deixa para trás as interferências eletrônicas.

Cinco das 14 faixas foram gravadas como se fazia nos primórdios da indústria fonográfica – semelhante às sessões de improviso de inúmeros discos lendários do jazz. Ao invés de registrar cada um dos instrumentos separadamente e depois mixá-los, Clara, seus pais e amigos se trancaram todos juntos no estúdio para gravar as canções de uma vez só.

"Moça Flor", "Se Acaso Você Chegasse", "Tenderly" (famosa na voz de Nat King Cole), "Morena Boca de Ouro" e "Sei Lá" têm a energia e a honestidade de um show ao vivo. As outras nove tiveram os instrumentos gravados antes da voz, mas Clara fez a proeza de cantá-las em um mesmo dia. Todas de primeira (menos uma, "Sabe Quem").

Seu disco anterior, Morena Bossa Nova (2005), levou dois anos para ficar pronto entre gravações, mixagem e o nascimento de seu filho, Angelo. Meu Samba Torto ficou pronto em 15 dias.

"A coisa eletrônica estava escondendo tudo. Eu não tinha mais aonde ir", diz Clara em entrevista por telefone. A idéia de encarar um disco livre de superproduções partiu da mãe, Joyce. "Foi uma sacada mesmo. Ela tem uma visão de produtora e foi capaz de ver que o meu momento era esse."

A lista heterogênea de composições partiu de todos. De um grupo de mais ou menos 50 opções, 13 foram gravadas. Além da faixa em inglês ("Tenderly"), existe uma em francês, "Mon Manege a Moi", de Norbet Glanzberg e Jean Constantin. Um clássico indissociável da voz de Edith Piaf. Parece estranho colocar sucessos estrangeiros com Lupiscínio Rodrigues e Ary Barroso – além de várias inéditas de Celso Fonseca, Rodolfo Stroeter, Nelson Ângelo e Joyce –, mas a mistura funciona de modo surpreendente.

"Permaneceu um traço do que são as músicas, mas consegui deixar minha marca nelas", afirma Clara, que defende inclusive as pequenas imperfeições que podem surgir nas gravações, como uma arranhada sutil da voz em determinado refrão. "Não se pode esquecer que se é humano."

Clara se apresentou no ano passado no Guairinha, acompanhando a banda Bossacucanova, e conta que adorou a experiência de cantar em Curitiba. Meu Samba Torto foi lançado no Japão há cerca de quatro meses, começa a fazer barulho na Europa e ainda não tem turnê programada. Se tiver, será imperdível. GGGG

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