• Carregando...

Um dos principais escritores brasileiros de teatro de revista do século 19, Arthur Azevedo, definiu o gênero com os seguintes versos: "Pimenta sim, muita pimenta/E quatro, cinco ou sei lundus/Chalaças velhas, bolorentas,/Pernas à mostra e seios nus".

Sem seios à mostra, mas com sensualidade e muito humor nos comentários e canções de seu repertório, o espetáculo Cabaret Juke Box inspirou-se no teatro de revista para unir música e teatro, em apresentações hoje e na próxima terça-feira, às 21 horas, no Jokers (R. São Francisco, 164).

"Quis montar um espetáculo inédito, que unisse música e teatro como se estivéssemos em um cabaré europeu, mas num formato de teatro de revista", explica a idealizadora Priscila Montini. Juntam-se a ela nas performances os atores Caike Luna e Adriana Zaifer – que também atuam na peça Macbeth, em cartaz no Teatro Edson Bueno. "Não somos cantores profissionais, mas a idéia é justamente oferecer teatralidade às interpretações", explica Luna, que dirige o espetáculo e faz o papel de show-men, com comentários bem-humorados que oferecem informações sobre o repertório. Fazem parte do grupo o pianista Davi Sartori, o baterista Charmak e Jonas Cella, no baixo.

A música norte-americana das décadas de 20 a 50 é tema de um repertório fino, de 18 canções compostas ou interpretadas por artistas bem conhecidos como Cole Porter, Elvis Presley, Fred Astaire e Frank Sinatra. Algumas canções farão o público relembrar clássicos do cinema hollywoodiano, como "I Can’t Take My Eyes off You", de Gloria Gaynor; "Diamonds Are a Girl’s Best Friends", que Marilyn Monroe canta em Os Homens Preferem as Loiras; "What a Difference a Day Makes", de Dinah Wahington, e até a canção-tema de Pinóquio, "When You Wish upon the Star", escrita por Ned Washington and Leigh Harline.

"São canções impostas à nossa cultura pela indústria cultural norte-americana, mas que acabaram por fazer parte da vida das pessoas de todo o mundo", explica Caike Luna. Por isso, o espetáculo é uma homenagem a elas, mas também uma crítica leve, que ganha um toque cômico quando Caike Luna revela ao público que nenhum artista do espetáculo fala inglês.

Os atores se apresentam em um palco com vários níveis. Também interpretam as canções no mezanino do bar, na escada e em cima das mesas.

Annalice Del Vecchio

Serviço: Cabaret Juke Box. Jokers (R. São Francisco,164), (41) 3324-2351. Dias 22 e 29 de agosto, às 21 horas. Ingressos a R$ 10, à venda no Jokers.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]