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A força está com os fãs. Em tempos de tecnologia digital, a web virou um terreno fértil para a veiculação de clipes de bandas produzidos por seus admiradores. Luisa Mandou Um Beijo, Private Dancers e Pelvs estão entre os grupos que receberam esse tipo de homenagem. Alguns desses clipes estão bombando no You Tube e no My Space, com centenas de acessos.

Fãs do Luisa Mandou Um Beijo, Deborah Engiel e Guilherme Sorgine resolveram produzir um clipe da música "Julia". Gravado em fevereiro sem nenhum dinheiro, o vídeo foi todo feito com ajuda de amigos, como Shahaf Lichtenstein, que faz a protagonista do filminho (assista aqui).

- Passamos um feriado em Búzios ouvindo o CD da banda. Daí surgiu a idéia. Já trabalhei na televisão como assistente de direção, e queria produzir e dirigir algo. O clipe foi a oportunidade de unir o útil ao agradável - conta Deborah.

Depois de pronto, mostraram para a banda, que aprovou o resultado:

- Ficou melhor do que alguns clipes oficiais nossos - diz o guitarrista do grupo, Fernando Paiva.

Para Ronaldo Lemos, responsável no Brasil pelo Creative Commons, movimento que luta pela flexibilização dos direitos autorais, a produção de conteúdo por fãs é um fenômeno irreversível e forte no mundo inteiro. As bandas que se associam ao CC liberam suas obras para que, dependendo da licença, qualquer um possa divulgar, distribuir e reproduzir as suas músicas, desde que sem fins lucrativos.

- A produção de conteúdo por fãs não começou hoje, mas ficou mais sólida no mundo todo depois do barateamento da tecnologia digital e da internet. Recentemente, o Beastie Boys fez um DVD com imagens inteiramente produzidas por fãs, o "Awesome, I fuckin' shot that!" - diz Lemos. - A Bjork fez um concurso de clipes de fãs e divulgou os vencedores em seu site. Isso sem falar no Gilberto Gil, com sua recente turnê "Banda Larga", que permitiu que os fãs fotografassem e filmassem as apresentações para usar depois as imagens.

Confira a matéria completa no site do jornal O Globo Digital.

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