• Carregando...
A animação Enrolados, nova versão da Rapunzel pelos estúdios Walt Disney, é um dos filmes em cartaz no Cinesystem parnanguara, dentro do Hipermercado Condor | Divulgação
A animação Enrolados, nova versão da Rapunzel pelos estúdios Walt Disney, é um dos filmes em cartaz no Cinesystem parnanguara, dentro do Hipermercado Condor| Foto: Divulgação

O único cinema parnanguara fica dentro de um lugar inusitado: o Hipermercado Condor. Ao en­­trar no local, é quase impossível não reparar na grande estrutura no fundo do prédio, ao lado de algumas lojas. Faixas e uma televisão enorme anunciam os filmes em cartaz.

Barreiras de contenção indicam o percurso da fila para a bilheteria. Uma moça simpática no caixa descreve os filmes disponíveis e pontua os horários de exibição. Enrolados, da Disney, Tron – O Legado e a primeira parte de Harry Potter e as Relíquias da Morte compõem a programação em cartaz nas duas salas do cinema que, somadas, podem receber até 339 pessoas.

Com tecnologia 2D e 3D, as sessões são disputadas sobretudo por quem nunca entrou em um cinema com os tais aparatos digitais. O recepcionista da sessão fornece um óculos 3D que terá de ser devolvido ao fim da exibição. A sala tem um clima confortável e dá para perceber a expectativa de parte do público para o filme que vai começar.

As poltronas reclináveis são confortáveis (tanto para adultos quanto para crianças) e parecem ideais para se encarar produções longas, que parecem estar na moda hoje em dia. Outro item indispensável é a pipoca...

O cinema de Paranaguá faz parte da rede Cinesystem e é difícil imaginar que o local inteiro fora destruído pelo fogo. Um incêndio no dia 23 de março do ano passado acabou com a estrutura das salas e destruiu todo o mercado.

Cinzas

O acidente marcou a população da cidade, principalmente os funcionários que trabalhavam no local. Equipamentos de projeção e todas as salas viraram cinzas. Os jovens enfrentaram uma espécie de luto por alguns meses. Na época da reabertura do hipermercado, o cinema ainda não estava pronto, mas o público se mostrou ansioso pela reinauguração das salas e, com frequência, perguntava aos funcionários quando ela aconteceria.

No dia 17 de dezembro de 2010, mais de 300 pessoas compareceram à sessão de reestreia. Há mais de seis anos trabalhando no local, o gerente João Henrique Moreira, de 24 anos, diz que foram investidos mais de R$ 3 milhões em toda a estrutura.

O Hipermercado Condor abriu uma filial em Paranaguá em 2004. Em novembro do ano seguinte, o cinema começou a funcionar, porém, com uma tecnologia mais simples do que a atual.

História

A primeira sessão de cinema em Paranaguá ocorreu em 1927, no Cine Teatro Santa He­­lena. O lu­­gar era um ponto de encontro.

"Casais firmavam casamentos e namoros no local, foi uma época muito boa", diz José Maria, diretor do Instituto Histórico e Geo­­gráfico de Paranaguá.

O Santa Helena exibiu seu último filme, O Rei Leão, em 1994, depois fechou as suas portas e o imóvel ficou abandonado por vários anos. A cidade ficou sem cinema por uma década.

Hoje, uma agência do Banco do Brasil está sendo erguida no local e as lembranças da época ficaram somente na memória dos moradores mais velhos.

» Confira a programação do Cinesystem Paranaguá

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]