• Carregando...
Chaplin em "Tempos modernos", um de seus filmes mais famosos | Reprodução
Chaplin em "Tempos modernos", um de seus filmes mais famosos| Foto: Reprodução

Morace Park estava navegando no site de comércio on-line eBay, procurando por antiguidades, quando se deparou com um item acidentalmente que estava classificado como "filme antigo" –apesar de ele estar mais interessado na lata em que o tal filme se encontrava guardado. "Era adorável", afirmou o colecionador, que comprou o objeto por 3,2 libras (cerca de R$ 9). Acontece que o filme dentro da lata era uma obra desconhecida de Charles Chaplin.

De acordo com a reportagem do jornal inglês "Guardian", Park recebeu o produto e durante um tempo nem se preocupou em abri-lo. Mas quando finalmente o fez, leu o título do filme: "Charles Chaplin em Zepped". "Fui buscar informações na internet, mas para minha surpresa não encontrei nada", afirmou.

O colecionador contou então com a ajuda de um amigo, John Dyer, que trabalhava no British Board of Film Classification. Os dois embarcaram em uma jornada para tentar descobrir o que exatamente era "Zepped" e por que ele é completamente desconhecido pelos historiadores e estudiosos de Chaplin.

O filme, com sete minutos de duração, começa com algumas tomadas de Chaplin para depois mostrar um zeppelin promovendo um ataque de bombas. Eles concluíram que o filme teria sido criado como uma propaganda durante a Primeira Guerra Mundial –e seria datado de 1915. Outra pista sobre a data e a origem do filme é a referência, nos primeiros frames, à empresa cinematográfica Essanay, que contratou Chaplin em dezembro de 1914.

Park e Dyer estão atualmente em Los Angeles, tentando descobrir mais detalhes sobre o filme. Na última segunda-feira (2), eles mostraram "Zepped" para Michael Pogorzelski, um historiador que faz parte da Academia. "É um achado extremamente interessante. Um filme desconhecido e não-catalogado de Charles Chaplin."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]