• Carregando...
Nuvens: som pop/rock de canções poéticas e pitadas psicodélicas | Divulgação
Nuvens: som pop/rock de canções poéticas e pitadas psicodélicas| Foto: Divulgação

Há algumas semanas que praticamente não faço outra coisa aqui do que comentar os lançamentos de CDs de bandas e músicos curitibanos – ok, vá lá, quase não faço outra coisa desde que esta coluna foi lançada. Agora me chega , de uma só vez, às mãos e aos ouvidos, um pacote com 12 CDs e um DVD. E as rádios de Curitiba insistem em não tocar música paranaense e uma das desculpas é a de que não teria produção suficiente. Os discos que recebi são do projeto A Grande Garagem Que Grava, dos músicos e produtores Luis Ferreira e Rodrigo Barros Homem Del Rey. Pois só eles são responsáveis pela gravação, em pouco mais de três anos, de quase 50 CDs com bandas paranaenses – e agora de um DVD também.

Os lançamentos ficam entre o CD tradicional e o EP, pois trazem, cada um, em média, seis músicas – gravadas ao vivo no projeto do Edital Bandas de Garagem, da Fundação Cultural de Curitiba, e depois finalizadas em estúdio. Vou passar rapidamente pelos 12 aqui. Quem se interessar pelas bolachinhas (alô, alô programadores das rádios) e o DVD, entre em contato direto com o Chefatura Escritório de Som, no fone (41) 3016-0409, ou e-mail chefatura@gmail.com.

Faz de Usinas – Projeto eletrônico-percussivo comandado por Arnaldo Machado. Som que reúne elementos sinfônicos, parece até uma opereta-rock, com bastante percussão eletrônica. Os instrumentos entram picotados, dando volume e cor às composições.

Sinhá Insana – Trio básico de guitarra (André Godinho), baixo (Thiago Jachelli) e bateria (Heber Satel), com mais um guitarrista convidado (Renan Deodato). Rock com influência de ska/reggae.

Emerson Caruso Trio e Bene Junior – Blues de primeira qualidade com o trio formado por Emerson Caruso (violão e voz), Kosta Matevski (baixo) e Glauco Caruso (bateria) e a companhia de Bene Junior (harmônica).

Goles – Também o trio básico de guitarra (Preto), baixo (Edinho) e bateria (Peter). Rock básico, bastante instrumental e rápido.Giovani Caruso e o Escambau – Mais um da família Caruso (baixo), acompanhado da banda o Escambau (Lolo Quevedo, Thiago Bernardi, Ivan Rodrigues e Zo). Canções e deboche em rocks rápidos e dançantes, em som que por vezes se aproxima do brega e do gauchesco. A mistura dá bom resultado. Rock do Sul.

Eles Mesmos – Outro trio, formado por Fernando Gouvêa (guitarra e voz), Valter Ferraz (baixo) e Vinícius Marçal (bateria). Mistura surf rock com punk e rock cucaracha. Também dá resultado e tem bom instrumental.

Nuvens – A banda Nuvens não precisa mais apresentações. É uma das mais ativas e queridas da cidade com seu som pop/rock de canções poéticas e pitadas psicodélicas.

Celestines – Outra banda já bem rodada na cidade. Quarteto com proposta semelhante à da Nuvens, mas com uma pegada de rock um pouco mais forte.

Cacofônicos – Outra banda querida da cidade que arregimenta fãs por onde passa graças ao carisma e competência musical de seus componentes. Pop/rock de canções entre o suave e o dançante.

Cosmonave – Excelente banda formada pelos irmãos Yan (guitarra) e Yuri Lemos (baixo), mais Matheus Canali (guitarra) e Ricardo Mianes (bateria). Rock-and-roll de primeira com pegada dos anos 60, enérgica. Gostam de tocar ao vivo. Sou fã principalmente do som mais pesado.

Magaivers – Outra boa banda e que além deste está lançando mais um disco, o quinto de estúdio. Então, falarei mais sobre eles em outra próxima coluna.

Confraria da Costa – Rock cigano russo. Mistura elétrica do trio baixo, bateria e guitarra com a dupla acústica bandolin e violino. Tocam até a "Dança Húngara", de Brahms, bem no clima de um casamento que uniu um cossaco e uma cigana. Se você conseguir imaginar a música da festa, misture um pouco de rock e chegará perto do som.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]