• Carregando...
Projeto Tenda já gravou 50 videoclipes independentes | Divulgação
Projeto Tenda já gravou 50 videoclipes independentes| Foto: Divulgação

Há cinco anos, quando iniciei a publicação desta Acordes Locais, um conhecido me perguntou se haveria assunto suficiente para uma coluna semanal sobre música paranaense. Hoje, lembrando, parece brincadeira. Desde aquele início, mais e mais pessoas se dedicaram a escrever, comentar, produzir e promover a música paranaense em todas as mídias disponíveis.

O maior crescimento que noto é na produção de videoclipes. Alguns muito bem-produzidos e dirigidos. Há um projeto que já propiciou a gravação de quase 50 vídeos musicais. É o Tenda, e os clipes são feitos em performances ao vivo. O resultado pode ser acompanhado pelo YouTube (www.youtube.com/user/lyrianfotografia).

Aqui vai um depoimento de Lyrian Oliveira, criadora do projeto junto com Mário Oliveira, em que ela explica melhor a proposta da Tenda:

"O projeto teve início quando Mário Oliveira [baterista e fundador de bandas como Gypsy Dream, The Elder, Kathmandu e Mestre Dalma] entrou para a banda Narciso Nada. Iniciaram os ensaios em nosso estúdio e foi quando surgiu a ideia de convidar bandas amigas para fazer um som ao vivo.

Quando a primeira banda veio, eu e o Mário decoramos o estúdio com vários tecidos e ficou parecendo uma TENDA, daí veio o nome TENDA LIVE.

No começo, as imagens eram feitas por mim, o som por Mário Oliveira e a edição ficava por conta de Manoel Santos e Bê Muller [que são integrantes da Narciso].

Depois de 13 episódios, a banda resolveu dar um tempo no som e no projeto.

A partir daí, seguimos eu e o Mário à frente do projeto que agora passa a se chamar TENDA. Foi quando começamos a lançar um clipe por semana, totalizando hoje 50 clipes (13 como Tenda Live e 37 como Tenda).

O objetivo é criar um público que sustente a cena, comprando produtos e indo a shows, além de fornecer às bandas material de qualidade para divulgação, promover o encontro de músicos de diferentes estilos, tentando assim não formar as ditas ‘panelinhas’. O desafio é tocar ao vivo.

Temos uma lista atual de muitas bandas aguardando pela oportunidade de participar, isso é muito legal!

Não cobramos nada por isso e nem temos patrocinador!

Na escolha, as bandas entram em contato e mandam material para ser analisado.

O interessante é a rede que está se formando. Quem participou sempre fica curioso para saber quem veio à Tenda e assim ampliamos a divulgação. Aliás, divulgação é a nossa única cobrança para quem vem, ‘ajude a divulgar’ é o lema.

Nosso espírito é: ‘Não adianta ficar reclamando, tem que agir, correr atrás, só os que fizerem isso vão se destacar!’

Um fato interessante: Adriano Antunes, um dos artistas a participar da Tenda, foi quem fez a logo que usamos até hoje!

Temos um mural de fotos e de assinaturas no estúdio onde todos podem se expressar, rolam desenhos e frases muito legais, ficamos muito lisonjeados!!"

Obrigado à Lyrian pelo depoimento. Isso mostra que a produção musical paranaense tem crescido muito. Com relação a vídeos, vocês sabem que eu coleciono alguns clipes de músicas paranaenses no meu canal no YouTube. Ali já tem três listas que, quando vocês estiverem lendo esta coluna, estarão com aproximadamente 430 vídeos. Quem quiser, pode dar uma olhada por lá: www.youtube.com/user/blogsobretudorpc.

Faroeste com pinhão

A banda Mad Bunch acaba de ser criada com a proposta de tocar música de faroeste, ou "western country", para quem acha mais adequado. É uma mistura de country do velho oeste com rockabilly. E nem bem foi criada, ela já tem uma miniturnê internacional pelo Chile. Terá shows na Psychofest de Valparaiso e no 2.º Festival Psychobilly de Santiago, nos dias 3 e 4 de maio.

A banda tem alguns músicos conhecidos da cidade, mas, para fugir dos fãs e dos credores, adotou os seguintes pseudônimos: Johnny Usurper (vox/guitars), Bruno B. Rocker (vox/acoustic guitars), Captain Madin Sane (bass) e El Hijo Duma (drums).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]