• Carregando...
Cacofônicos inclui doses de pop em som inspirado nos Arctic Monkeys | Divulgação
Cacofônicos inclui doses de pop em som inspirado nos Arctic Monkeys| Foto: Divulgação

As bandas Cacofônicos, Locomotiva Duben e Lemix foram as grandes vencedoras da edição de 2011 do Kaiser Sound Festival, que teve a grande final no sábado passado. A má notícia, ainda não oficialmente confirmada, é que esta pode ter sido a última edição do evento. Com o relançamento da marca, que pertence à Heineken desde 2010, o público-alvo da Kaiser passaria a ser os consumidores emergentes, das classes B e C, entre 25 e 40 anos. Ainda não foi avaliado se um festival para bandas iniciantes se enquadraria no novo perfil.

Se terminar será uma pena, pois boas bandas deixarão de ter seu trabalho registrado em gravações profissionais com patrocínio da Kaiser. No ano passado, por exemplo, o festival permitiu que as bandas Crocodilla e Uh La La! gravassem seus discos em estúdios de primeira e com bons produtores. O resultado foram dois dos melhores álbuns deste ano em Curitiba.

Os vencedores de 2011, Cacofônicos, Locomotiva Duben e Lemix, também poderão gravar suas músicas para lançarem em 2012. Além disso, o Kaiser Sound também agita por várias semanas a cena musical da cidade com as fases eliminatórias e semifinal. E a finalíssima foi muito boa, com a apresentação de músicos de primeira e bons projetos que mostram que Curitiba está bem representada em vários estilos musicais.

A final, no sábado, começou com os shows das bandas Uh La La! e Crocodilla, vencedoras do ano passado, apresentando as músicas dos respectivos discos. E encerrou com uma apresentação demolidora dos Raimundos, que nesta sua volta aos palcos, mostram estar ainda mais pesados.

-> Locomotiva Duben abriu os trabalhos entre as bandas concorrentes e de imediato colocou um nível muito alto de exigência para os grupos que viriam depois. O som do grupo, uma mistura de ritmos brasileiros com reggae e ska, cresceu e encorpou com a entrada do excelente baterista Ian Giller Branco (um músico que ajuda qualquer banda, diga-se de passagem). O vocalista e bandleader Lucas Ajuz sabe segurar o clima e a plateia.

-> Homem Cabasso veio com uma proposta diferente, mais experimental, com ótimas ideias musicais, mas ainda um trabalho iniciante, que precisa um pouco mais de tempo e dedicação para amadurecer. Faz no palco uma apresentação que pretende ser performática, mas ficou um pouco tímida, com a ousadia se resumindo às fantasias que os integrantes vestiram e à mistura de sons. Talvez com um produtor e um pouco de tempo, consiga fazer um ótimo disco. Tem tudo para ser uma boa banda, se persistir.

-> Cacofônicos foi outra banda que mudou para melhor com a entrada do vocalista Antonio Figueiredo. Já tinha uma pegada roqueira direta, mas com doses de pop e boa cozinha e o novo frontman deu mais presença de voz, apesar de estar com eles há apenas três meses – ou seja, poucas semanas antes de começar o festival. Inspirações de Arctic Monkeys são visíveis. Tinham acabado de entabular produção com o inspirado e competente Matheus Duarte, da Match. Tomara que a tabelinha permaneça para a gravação do disco e seja acrescida com a presença de um experiente engenheiro de som que possa fazer os garotos tirarem tudo de seus instrumentos e ideias.

-> Lemix, a terceira colocada, é um trio que faz um rock mais tradicional, com grande influências blueseiras e bons instrumentistas. Poderia pensar em adotar mais um ou uma vocalista para engordar o som – e um teclado cairia bem em algumas músicas.

-> Miracle é metal, hard rock e thrash, uma mistura que eles definem como heavy/power. Sem dúvida o som mais pesado da noite, baseado na voz poderosa de Felipe Souza e na guitarra de timbre diferenciado e solos precisos de Felipe Vieira. Se conseguirem fugir de estereótipos e lugares comuns e apostarem na originalidade e criatividade, poderão ter destaque nacional nos próximos anos. Qualidade técnica para isso eles têm.

Todas as cinco bandas da final – e outras que ficaram pelo caminho – têm potencial artístico e comercial para engrandecerem a música do Paraná. Portanto, será uma pena se for confirmada a notícia de que esta foi a última edição do Kaiser Sound Festival, que vinha se transformando num dos principais eventos musicais da cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]