• Carregando...
Banda Nuvens, com Raphael Moraes à frente, retoma seus saraus culturais neste mês | Elisandro Dalcin / Divulgação
Banda Nuvens, com Raphael Moraes à frente, retoma seus saraus culturais neste mês| Foto: Elisandro Dalcin / Divulgação

Reunião festiva, geralmente noturna, para ouvir música, poesia, danças ou conversar. Esta é a definição da palavra sarau, segundo o dicionário Houaiss. Imagine um sarau nas nuvens. É poético e musical. A banda paranaense Nu­­vens vem promovendo saraus durante o ano e este final de 2009 está es­­pecialmente ativo e comemorativo para o grupo. Normal­men­­te, os saraus acontecem nas dependências do Jokers Pub, em Curitiba.

Na sexta-feira da semana passada, o convidado de honra do grupo foi Carlos Careqa, com­­positor e cantor catarinense, formado em Curitiba e mo­­rador de São Paulo. No próximo sábado, todo o circo transfere-se para o Rio de Janeiro e o sarau vai acontecer no Cinema­­the­­que Jam Club. No dia 5 de de­­zem­­bro, a trupe junta-se aos pau­­listanos do Teatro Mágico e no dia 12, comemora dois anos de existência com os convidados André Abujamra (compositor e multi-instrumentista paulistano que mora em Curitiba) o violonista paranaense João Egashira, da Or­­questra À Base de Corda e grande incentivador curitibano do choro.

Mas vamos por partes. A banda Nuvens surgiu em estúdio onde ficou meses trabalhando no primeiro disco, O Som das Nuvens, e fez o primeiro show em novembro de 2007. A partir daí tem sido uma das bandas mais atuantes de Curitiba. Já lançou, além do primeiro disco, em 2007, single e EP neste ano, que podem ser ouvidos e baixados pela internet (www.nuvens.net). Com o Projeto Sarau, em 2009, tem dividido o palco, o espaço e a divulgação com músicos, poetas e artistas plásticos e gráficos do estado. A banda é formada por Amandio Galvão, guitarra e vocal; Vinicius Nisi, piano/hammond e sintetizadores; Luís Bourscheidt, bateria e vocal; Marcos Nascimento, baixo; Marcus Pereira, percussão e Raphael Moraes, guitarra, violão e voz.

Sábado que vem, a banda leva seu espírito de coletivo das artes para o Rio de Janeiro. Com ela estará o escritor e ilustrador curitibano Fabz (Fabiano Vianna) que lança em terras cariocas a revista Lama, de literatura e artes gráficas, baseada nas revistas pulp americanas. A revista também pode ser lida pe­­la internet (http://www.revistalama.com.br) e nesta sexta-feira, 13 de novembro, promove uma atividade na Fnac de Curitiba, com leitura de textos.

Outra atração curitibana do sarau carioca será o curta-metragem O Lago, que tem direção de Luiz Roberto Meira e Thiago Daher e conta no elenco com a paranaense Fernanda Machado (de Tropa de Elite) e Enéas Lour.

E, na parte musical, antes do show da Nuvens, sobe ao palco da Cinemateque a cantora curitibana Lorenza Pozza (www.myspace.com/lorenzapozza), que apresenta as canções do seu primeiro trabalho, o CD e DVD Lo­­renza Poz­­za – Ao Vivo no Memorial de Curitiba, recém-lançado. Lorenza também é compositora e incentiva os compositores locais ao interpretá-los de maneira elegante e delicada.

A ida do projeto para o Rio de Janeiro foi possibilitada pelo Edital de Circulação Nacional, aberto pela Fundação Cultural de Curitiba, que auxilia artistas locais em viagens para mostrar trabalho fora da cidade. No caso, foram pagas todas as passagens para os artistas participantes no projeto Sarau nas Nuvens.

Parabéns ao grupo pela proposta agregadora que tem. A união tem feito a força e a arte. É um fim de ano para a banda ficar nas nuvens.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]