• Carregando...
Claudio e os Misantropos, um dos bons lançamentos de 2014 | Divulgação
Claudio e os Misantropos, um dos bons lançamentos de 2014| Foto: Divulgação

Nesta que é a penúltima coluna do ano, antes das férias deste redator de amenidades, quero dividir com você alguns pontos que, ainda que ninguém tenha me perguntado, me parecem relevantes — além de algumas sugestões que tomo a liberdade de fazer.

Músicas

O ano de 2014 certamente será um ano marcante no calendário da produção cultural da cidade.

Por três motivos principais. O primeiro foi uma produção invulgar de bons discos. Escambau, ruído/mm, Charme Chulo, Magaivers e Motorocker lançaram ótimos álbuns.

Livros

Depois, na literatura, a editora da Biblioteca Pública lançou coletâneas de contos e poesia que abriram uma clareira insuspeitada, pelo menos para mim, nos dois terrenos e me apresentaram autores que já estão entre meus preferidos.

Para fechar, pelo menos três livros escritos na cidade estão entre os dez melhores feitos no Brasil: O Professor, de Cristovão Tezza, Asa de Sereia, de Luis Henrique Pellanda, e O Beijo de Schiller, de Cezar Tridapalli.

Disco

Quem também está lançando um disco muito interessante é o cantor, compositor e violonista curitibano Claudio Pimentel, acompanhado da banda Misantropos — Saimonn Opalinski (guitarra), Felipe Wille (baixo) e Heron Pereira, o bardo fundador da extinta banda Plêiade e que integra os grupos Wandula e Os Tenazes.

Chamado Psiconáutica, o disco será lançado na semana que vem na VIII Festa Do Saudoso Korova, em memória ao bar em que Pimentel era homem da copa. O lançamento será no próximo dia 28, no Jokers Pub.

Samba

Depois da histórica participação do sambista portelense Monarco na roda de samba do Sindicatis na semana passada, a cidade recebe, no início do mês que vem, a visita do mestre mangueirense Nelson Sargento. Aos 90 anos, ‘seo’ Nelson tem forte ligação com Curitiba e protagonizou ótimas histórias aqui e no litoral, no início dos anos 2000, que eu me comprometo a contar em uma futura coluna. O show, no dia 5 de dezembro no Sesc da Esquina, é mais do que imperdível.

Fossa

Amanhã, no velho Kapelle de guerra, no coração da Saldanha Marinho, a sensacional Paraguaya, a dama francesa do lago Ypacaraí, vai apresentar seu repertório de música melancólica brasileira e mundial. O espetáculo "Paraguaya na Fossa", à luz de archotes, promete e certamente cumprirá.

Shows

Com vários shows muito bons como Elza Soares, Nação Zumbi, Otto e Emicida e alguns nem tanto, na Virada e na Corrente Cultural, é importante registrar o show histórico e emocionante da Relespública tocando The Who no John Bull Pub, no sábado passado. Ninguém, talvez nem o próprio Who, consegue tocar esse repertório tão bem como a Reles. A banda fecha o seu "jubileu de prata" em grande estilo, tocando na 20.ª edição do Festival Goiânia Noise no dia 07 de dezembro.

Ousadia

Algo fora do tópico, mas que eu preciso deixar registrado aqui é o constrangedor silêncio da imprensa do Rio de Janeiro e de São Paulo em relação ao ótimo Guia Politicamente Incorreto do Futebol, dos jornalistas Jones Rossi e Leonardo Mendes Júnior, que tiveram a ousadia de mexer com as duas maiores vacas sagradas do futebol brasileiro: a democracia corintiana e a seleção de 82, e, em razão disso, como era esperado, foram gelados por uma Omertà de compadres. Uma pena.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]