• Carregando...
O panfleto em questão traz acusações contra o candidato e o pai dele, o apresentador Carlos Massa, o Ratinho. Em um das fotos, Ratinho Junior aparece algemado | Hugo Harada/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
O panfleto em questão traz acusações contra o candidato e o pai dele, o apresentador Carlos Massa, o Ratinho. Em um das fotos, Ratinho Junior aparece algemado| Foto: Hugo Harada/ Agência de Notícias Gazeta do Povo

Os caminhos musicais uniram o violonista Mário da Silva e o músico multicriativo André Abujamra. Desse encontro saiu o álbum Tu Tausan Tu Elve, que acaba de ser lançado. O disco traz composições dos dois, produção musical de Abujamra e execução ao violão – ou violões – de Silva.

Mário da Silva é um carioca que veio cedo para o Paraná e aqui desenvolveu sua preferência pelo violão, começando pelo popular e depois adotando o erudito. É um estudioso do instrumento no Brasil e no Paraná, mestre e doutorando. Este é o terceiro disco solo dele, que tem ainda participações em várias coletâneas.

É especialista em técnica expandida, que usa as múltiplas possibilidades do instrumento, como a percussão em cordas ou na madeira, além de outros ruídos. O disco traz exemplos dessa técnica e também tem canções mais "tradicionais", que ficam na fronteira entre o erudito e o popular. André Abujamra, por exemplo, compôs "8 em 6", em que Mário tem de executar oito violões sobrepostos durante a faixa.

O álbum tem apresentação de Ruy Castro, que lembra que a tradição do violão brasileiro é bastante diversificada. "O encontro de André Abujamra e Mário da Silva se concentra nessa linha. Suas composições refletem a estética pessoal de cada um, mas têm na atmosfera brasileira do violão o seu traço de união", escreve Castro que conclui: "O violão brasileiro pode ter começado um dia, mas, nas mãos de André e Mário, quem saberá dizer onde chegará?"

Pedidos podem ser feitos pelo e-mail: mariodasilvaoi@hotmail.com

Clipe e Cerveja

A banda Stereo33 está lançando um novo videoclipe e uma cerveja personalizada. O clipe é da música "Queria Ter", do EP de mesmo nome lançado neste ano e que teve produção do disputado Tom Saboia e masterização de Adam Nunn, no Abbey Road Studios. Quem assina o vídeo é a produtora Drau, que intercala animação e imagens dos músicos tocando.

"A ideia principal é de uma fuga", explica o vocalista e guitarrista Zé Travagin, que continua: "O personagem aparece correndo por uma cidade, o que tem muita relação com o nosso som, um rock urbano, moderno, acelerado". O lançamento do clipe é nesta sexta-feira, 21, na Fnac, a partir das 19 horas. As músicas podem ser baixadas no site da banda: www.stereo33.com.br.

Além do clipe e do EP lançados neste ano, a banda ganha também uma cerveja artesanal personalizada, uma pale ale. Um presente que foi desenvolvido por dois cervejeiros curitibanos em homenagem ao som do grupo.

Os afro-choros de Tiziu

O músico e compositor Fabiano Tiziu faz show com as composições de seu mais novo disco, Ectoplasma, no sábado e domingo, 22 e 23, no Auditório Antonio Carlos Kraide, no Portão Cultural (Av. República Argentina, 3.430), com entrada gratuita. Com ele estarão os músicos Rodrigo Simões, Gabriel Castro, Lê do Pandeiro, Gui Miúdo, Luis Rolim e Gabriel Schwartz.

Fabiano, além de exímio violonista, tem um trabalho de composição que vem de algum tempo com o grupo Trio Quintina, mas este trabalho é um voo solo em que mostra composições instrumentais e com letras que juntam ritmos brasileiros e africanos. Nomeei o trabalho como afro-choros – num paralelo aos afro-sambas de Baden Powell e Vinicius de Moraes –, termo que o próprio Tiziu adotou.

Leo e a Ana

Ana Larousse e Leo Fressato precisam de R$ 25 mil para finalizar, fazer cópias, divulgar e distribuir os dois discos que estão gravando, cada qual no seu quadrado. Mas a maneira de pedir colaboração que os dois encontraram foi conjunta. Eles estão no site colaborativo Catarse (catarse.me/pt/leo+ana) e já na reta final do projeto para tentar arrecadar o dinheiro. O prazo final é a segunda-feira, 24. Até anteontem à noite, quando escrevia esta nota, eles haviam arrecadado perto de R$ 17 mil. Falta pouco. Você pode colaborar e ainda ganhar brindes. Vai lá.

Cadela Maldita

A banda curitibana Cadela Maldita acaba de lançar seu terceiro CD e está fazendo as malas para levar a sua barulheira que passeia entre o hardcore e o metal para a October Thrash Tour Germany 2012. Serão 11 datas na Alemanha, Bélgica, República Tcheca, Itália e Holanda. A despedida deles será no sábado, 22, com um show no Bar Lado B (R. Inácio Lustosa, 517), em Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]