• Carregando...

Já pensou que, se não morressem tantos jovens no tráfico de drogas, a média oficial de vida seria ainda mais longa? Era de 45 anos no começo do século passado, agora já é mais de 71, porque os idosos vivem mais e os nenês morrem menos. No meio, os jovens se matam, baixando a média estatística. Isto quer dizer, porém, que na verdade os idosos estão vivendo mais que a média oficial.

A tendência de aumento crescente no número de idosos, caminhando junto com a diminuição do número de nascimentos, fará com que, na metade do século, a sociedade tenha até mais idosos do que todo o restante da população. Ou aprimoramos a reciclagem, ou o planeta será coberto por fraldas geriátricas.

Imaginemos o neto chegando, o avô no sofá:

Oi, vô, que é que fez hoje?

Gastei tempo.

Pois é, às custas de quem trabalha, né.

O avô levantará indignado:

– Mas recolhi previdência a vida inteira! Se hoje tem mais gente idosa do que antes, é porque o mundo evoluiu assim, querem o que? Que a gente se mate pra aliviar o rombo da Previdência?

– Mas podiam ganhar menos, né, vô? Por que é que aposentado tem de ganhar mais que os trabalhadores?

– Porque já foi o contrário, ué! Quando a gente não era maioria, nos obrigavam a receber aposentadorias menores que os salários! Mas nós viramos maioria, só votando em deputados também idosos, e democracia é isso, a maioria manda! Além disso, quem é jovem hoje ainda vai ser idoso um dia!

– Pois é, vô, duro é viver uma vidinha sem dinheiro, enquanto a gente tem saúde, e depois ter dinheiro sobrando quando não teremos mais nem no que gastar!

Como não? Este mês vou viajar de novo.

Pra onde, vô?

Alaska.

Mas vai fazer o que no Alaska?!

– Ver urso branco, sua avó sempre adorou ursos brancos nos filmes, agora vamos ver ao vivo.

– Então vou lhe contar uma história muito educativa, vô. Os velhos esquimós, quando sentiam que, sem conseguir mais caçar ou trabalhar, iriam se tornar um fardo para a família, numa noite de nevasca saíam do iglu, deixando as roupas de peles, para caminhar até a morte por congelamento.

Você está sugerindo que eu me mate de frio no Alaska?

- Escuta, vô. Os velhos esquimós acreditavam que, morrendo assim, seus corpos acabariam comidos pelos ursos, que depois seriam caçados pelos jovens esquimós, e sua carne voltaria à família, para ser comida na forma de carne de urso. Não é bonito?

– É triste, isto sim. Só falta você dizer que gosta de salmão e quer que eu me afogue no mar pra virar comida de peixe.

– Ora, vô, era só brincadeira. Me adianta um pouco da mesada hoje?

Mas já te dei mais de metade da mesada do mês que vem!

Não seja urso, vô. Você tá com a poupança bufada!

– Porque poupo! Mas você não me poupa! Mais de trinta anos, casado, com filho, e ainda pedindo mesada!

– Mas é porque tenho filho que você tem esse bisneto lindo, vô.

Chantagista! Já pensou em fazer hora-extra, já pensou?

Agora só contratam idosos para as horas-extras, vô...

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]