• Carregando...

Taninos são componentes obtidos da casca da uva, por isso só ocorrem nos vinhos tintos, que dão à bebida aromas complexos, estrutura, textura, boca plena e persistência.

Os taninos regem a idade do vinho. Um vinho novo é adstringente porque os taninos ainda não amansaram. Um vinho jovem é aquele elaborado com poucos taninos de modo a permitir um consumo imediato. Vinhos velhos são aqueles em que a evolução dos taninos gerou a complexidade aromática. Vinho morto é aquele cujos taninos estão liquidados, e a cor rubi virou laranja. Isto ocorre porque o tanino age como um preservativo, assegurando a longevidade do vinho e dando tempo para que a polimerização dos fenís produza a longevidade.

Vinhos de pouca cor, como os Bourgognes, são assim porque a acidez e o álcool ampliam os níveis de taninos. Os taninos dão ao vinho a adstringência, sensação tátil criada por uma reação química com uma proteína da saliva que anula seu poder lubrificante. Por isso, vinhos novos, como os caquis, "amarram" a boca.

Para os aficionados do vinho, o tanino é a alma, para os leigos, seu veneno. Quando as pessoas afirmam que o vinho está amargo, que preferem vinhos brancos e doces, a acusação recai no tanino. E como a sensibilidade é individual e atenua-se com o tempo, é difícil estabelecer uma regra geral, mas pratos à base de carnes atenuam os taninos enquanto massas ou peixes os exacerbam. Mulheres reagem mais ao tanino do que os homens, e não me perguntem o porquê.

Você não precisa consultar um especialista para avaliar sua percepção com taninos. Faça o seguinte, compre quatro garrafas de vinho do mesmo produtor, de cepas com diferentes dotações de taninos, em ordem crescente: Bonarda, Malbec, Syrah e Cabernet Sauvignon. Álamos Catena lhe oferece estas quatro opções com ótima qualidade e preços acessíveis. Vá provando em sucessivas refeições, cada uma delas com um prato de massa e outro de carne. A harmonia com as massas é maior no Bonarda e decai quando se avança para o Cabernet. Com a carne a curva faz o percurso contrário.

Lembre-se: Taninos separam os homens dos meninos. Eu também já fui menino e detestava vinhos tânicos. Nada contra o jardim da infância, desde que você não fique lá a vida toda.

Serviço: Confraria Invinovéritas – degustação de Dão Quinta da Ponte Pedrinha. Dia 6, segunda feira,às 19 horas. Informações pelo fone (41) 3338-7519.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]