• Carregando...
Valéria Almeida capta o retorno da chuva após três meses em São Raimundo Nonato (Piauí) | TV Globo/Divulgação
Valéria Almeida capta o retorno da chuva após três meses em São Raimundo Nonato (Piauí)| Foto: TV Globo/Divulgação

Serviço

Profissão Repórter

RPC TV. Toda terça-feira, às 23 horas, depois de A Grande Família.

O formato é bom e os assuntos são melhores ainda. Focado em uma dupla missão: abordar um tema e mostrar os bastidores do trabalho jornalístico, Profissão Repórter tem estado cada vez melhor nesses quatro anos em que o programa vai ao ar.

A ideia de mostrar como uma reportagem é construída interessa a todo tipo de espectador. Ver quanto sofre o repórter no meio de uma enchente, como é difícil conseguir uma imagem que retrate o problema abordado e até como, às vezes, é duro ter de lidar com o ego de deslumbrados estão entre os atrativos mostrados toda terça-feira na Rede Globo, depois de A Grande Família.

Inesquecível, por exemplo, ver Anderson Silva fazendo a maior onda para dar entrevista e ignorando grande parte das perguntas do repórter, na maior postura "num tô a fim". Isso porque, provavelmente, o lutador esqueceu de que se tratava de um programa de bastidores e, sendo assim, tudo iria para o ar.

Outro tiro bem dado é a humanização natural da profissão. Vistos muitas vezes como "abutres" em busca de uma tragédia para noticiar, os jornalistas agradecem que se mostre como funciona o trabalho feito de maneira séria e comprometida e como, em muitas matérias, é difícil não se envolver com a notícia.

Cobertura de tragédias ou casos complicados – como o programa feito sobre abuso sexual de crianças–, mostrou os repórteres tentando se controlar para não chorar ao ouvir relatos apavorantes. O mesmo valeu para matérias mais leves e igualmente emocionantes, em que os jovens entrevistadores acabavam convivendo tanto com seus personagens que não conseguiam se manter alheios ao desfecho de cada história.

Além da edição de qualidade, da escolha de um time que não tem medo de errar e da boa supervisão de Caco Barcellos, os assuntos são os mais variados possíveis. O tema chocante e importante de uma semana – como o programa que abordou a indústria do sexo – intercala-se sem qualquer problema com outro sobre o momento da música brega no país.

Independentemente do assunto, lá estão a qualidade, a criatividade na abordagem, bons personagens e entrevistas – num check-list bem revisado e bonito de ver.

A equipe do Globo Repórter que alterna pautas sobre "Você sabia que comer legumes e verduras emagrece?" ou "Conheça as belezas da savana africana!" bem que podia tomar umas aulinhas...

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]