• Carregando...
Ernest (José de Abreu): milionário e mau caráter | João Cotta/TV Globo
Ernest (José de Abreu): milionário e mau caráter| Foto: João Cotta/TV Globo

Programe-se

Joia Rara

De segunda-feira a sábado, às 18 horas. TV Globo.

Com o malvado Ernest, de Joia Rara (TV Globo), José de Abreu, 69 anos, coleciona mais um personagem de sucesso em sua carreira. Em uma pesquisa feita pela emissora, os telespectadores disseram adorar o vilão da novela das seis, mesmo com tantas maldades – como trancar a mulher e armar para prender a mocinha. "As pessoas gostam dele por ser bem educado, chique e se vestir bem. Mas também se identificam com o intérprete’’, avalia Abreu, que afirma nunca ter sido agredido por conta de um dos muitos vilões de seu currículo.

"O brasileiro é especializado em novela e sabe diferenciar ficção de realidade. Não há mais espaço para esse tipo de confusão’’, comenta.

Segundo o ator, o dono da fundição Hauser é o mais enganado da história, escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid. "As pessoas temem ele pela frente, mas, pelas costas, armam e sempre escondem algo dele. Repare. É assim com os filhos, com os empregados e até com a mulher’’, diz. "Iolanda e Franz, por exemplo, vão armar para provar que o Ernest é um canalha. Isso é traição’’, complementa, referindo-se aos personagens de Carolina Dieckmann e Bruno Gagliasso.

Abreu revela que queria o papel de vilão. "Pedi ao Ricardo [Waddington, diretor de núcleo da novela] para fazer o teste. Eu fui atrás desse personagem quando soube que ele era completamente o oposto do Nilo. O Ernest é contido, mas perigoso. O Nilo falava o que lhe vinha à cabeça’’, diz, referindo-se ao catador de Avenida Brasil (Globo, 2012).

Com péssima aparência, sempre disposto a incomodar seus desafetos e com uma risada irônica, Nilo foi um diferencial na vida de Abreu. "É um dos grandes trunfos da minha carreira. Ele era como uma árvore de Natal, um evento. Toda cena, cantava, dançava, pulava e deixava todo o mundo em choque’’, lembra. "A risadinha do ‘hi hi hi’ e a barba fizeram sucesso com as crianças’’, complementa o ator.

Amora Mautner, que dirigiu muitas cenas de Abreu em Avenida Brasil, enaltece o trabalho do ator. "Ele é versátil, criativo e extremamente talentoso. Mesmo depois de ter interpretado um personagem asqueroso como o Nilo, consegue fazer um Ernest impecável’’, diz ela, que também coordena os trabalhos de Joia Rara.

Veterano, Abreu também arranca elogios de quem contracena com ele pela primeira vez. É o caso da atriz Cristiane Amorim, que vive Zefinha, a secretária de Ernest. "Ele é generoso em cena e também muito atencioso. É uma honra poder contracenar com uma pessoa tão experiente’’, define ela.

Nos próximos capítulos do folhetim das seis, Ernest vai armar para que Iolanda seja presa por adultério. Além disso, o vilão vai ficar desesperado ao saber que sua joalheria está à beira da falência e que um segredo de seu passado virá à tona: ele já foi preso por um crime.

"Ernest ainda vai armar outros dois planos para desmoralizar Mundo [Domingos Montagner], já que o rival agora tem um cargo público. Ele continuará tramando por baixo dos panos’’, diverte-se Abreu. "Até o Franz vai passar a prejudicar o próprio pai nos próximos capítulos da novela’’, complementa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]