• Carregando...
Luiza Brunet interpreta as recomendações de Helen Palmer/Clarice Lispector | Daniel Primo/TV Globo
Luiza Brunet interpreta as recomendações de Helen Palmer/Clarice Lispector| Foto: Daniel Primo/TV Globo

Programe-se

"Correio Feminino"

Em exibição nos próximos cinco domingos no Fantástico, às 21 horas, na Rede Globo.

A romancista dona de textos profundos, metafóricos e filosóficos é uma grande conhecida, pelo menos dos amantes da boa literatura. Já a Clarice Lispector (1920-1977) jornalista, conselheira, mulher sedutora e (até!) dona de casa é uma novidade.

É possível conhecer esse outro lado da autora no novo quadro do Fantástico (Rede Globo) "Correio Feminino", baseado em textos das décadas de 1950 e 60 do século passado, quando a escritora publicou, usando pseudônimo, colunas femininas em jornais cariocas, como Correio da Manhã, Comício e Diário da Noite.

No bloco, que dura em média 10 minutos, Maria Fernanda Cândido dá voz aos textos de Clarice e assina os conselhos e dicas sob o pseudônimo de Helen Palmer e, para não dar "uma cara" a essa mentora, a atriz aparece sempre de costas, sem mostrar o rosto. Em cena, para ilustrar as narrações, Cintia Dicker, Alessandra Maestrini e Luiza Brunet interpretam as orientações de Palmer – sem dizer uma só palavra – e representam três gerações de mulheres: a adolescente, a jovem e a madura, respectivamente.

Além desse formato interessante, com uma narradora quase ausente e cenas ao estilo cinema mudo, é um primor ouvir um texto de mais de 60 anos ainda vivo, atual e coerente. Claro que o grande lance não são as dicas em si. Não é saber "o tanto" ideal que se deve passar de perfume, ou quão importante é seduzir o marido todos os dias, mas sim a riqueza de como isso é dito e de temas mais abrangentes do que a sedução em si. São questões e conflitos que existem dentro do casamento ou de qualquer relação a dois. Se bem que (cá pra nós) muitas das dicas dadas há seis décadas ainda são oportunas, com uma mínima adaptação ou outra.

Para completar, há a composição de todo o visual do quadro, com figurinos e cenários que transpiram toda a pompa e o glamour da década de 1950. As imagens captadas em estúdio dão o clima retrô, enquanto lindos vestidos e chapéus desfilam na tela com uma trilha sonora nostálgica de fundo. Um bom e charmoso presente para o fim de domingo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]