Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
show

Com fôlego renovado, Skank se apresenta no Lupaluna 2009

Com hits de Estandarte na bagagem, mineiros se apresentam no primeiro dia do festival

Os integrantes do Skank, atração do primeiro dia do Lupaluna (da esq. para a dir.): Lelo Zanetti (baixo), Henrique Portugal (teclado), Samuel Rosa (voz e guitarra) e Haroldo Ferretti (bateria) | Divulgação
Os integrantes do Skank, atração do primeiro dia do Lupaluna (da esq. para a dir.): Lelo Zanetti (baixo), Henrique Portugal (teclado), Samuel Rosa (voz e guitarra) e Haroldo Ferretti (bateria) (Foto: Divulgação)

Consolidada no cenário do rock nacional, o Skank vangloria-se de ter o que muita banda ainda procura: um público cativo, que vai além-mar para ver seus ídolos; discos que venderam muito e que estariam em destaque caso a eleição fosse dos melhores do pop brasileiro da década de 1990 (Samba Poconé, de 1996, com 1,8 milhão de cópias); e coerência em seus trabalhos mais recentes – Maquinarama (2000), Cos­­mo­­tron (2003) e Carrossel (2006) talvez tenham abusado do formato pop enlatado, mas estavam em sintonia com o que se ouvia por aí. Somando-se a dose de ousadia do último disco (Estan­darte, 2008), cria-se a história completa para fazer com que a banda mineira seja uma das principais atrações do Lupaluna 2009.

E não é preciso que o repórter espere muito para ouvir Hen­­rique Portugal falar sobre o próximo grande show do Skank. Na fila para pagar a conta do almoço em um restaurante de Belo Horizonte, o tecladista da banda logo relembra, ao telefone, a primeira edição do evento, que também contou com os mineiros.

"Curitiba merece ter um festival como esse. Não sei como está o casting para esse ano, mas sei que tudo é muito bem organizado e pensado com muito cuidado", diz Portugal. Informado sobre as principais atrações – são mais de 40 em dois dias de evento –, o tecladista enfatiza o evento como um dos principais do país, ao lado do Planeta Atlântida (Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e Ceará Music (Fortaleza). A preocupação ambiental também é comentada por Portugal. Segundo o músico, as ações sustentáveis são um destaque interessante e, confessa o tecladista, a camiseta da edição do ano passado ainda é muito usada por ele.

Momento

O último trabalho de estúdio dos músicos, Estandarte projetou o Skank novamente, e agora também para as pistas de dança. As músicas flertam com o electro-rock, com a Jovem Guarda e, mais para o fim do disco, ganham um peso nunca antes visto na carreira dos mineiros. Com dois prêmios acumulados por videoclipes (o Multishow por "Ainda Gosto Dela", primeiro single, e o VMB por "Sutilmente", a segunda música de trabalho), o álbum, além de dar novo fôlego à carreira de 17 anos, recoloca os mineiros em cena.

"Está sendo fantástico. Fi­­zemos um show em Itápolis (SP) há alguns dias e foi impressionante. As músicas estão na boca do povo", comemora o músico. Portugal – onde o Skank toca há mais de dez anos –, outros países da Europa e Estados Unidos também já viram o show que faz parte da turnê de Estandarte.

O repertório do show no Lu­­paluna – o Skank toca no dia 20 de novembro, o primeiro do festival – será definido momentos antes da banda subir ao palco. "Cada show tem sua característica. Em festivais, o tempo é mais reduzido, então temos que pensar nas músicas mais conhecidas ou que não foram muito tocadas em Curitiba", explica. O tecladista deixa escapar que "Garota Nacional" (do disco Samba Poconé) estará lá.

O experimentalismo que resgatou o Skank no ano passado, segundo o músico, sempre esteve presente no trabalho do grupo. A banda possui um estúdio próprio, o que facilita os encontros, ensaios e improvisações de Samuel Rosa (voz e guitarra), Lelo Zaneti (baixo), Haroldo Ferretti (bateria) e Henrique Portugal. "Sempre gostamos de fazer coisas novas. Senão fica na mesmice", explica.

O próximo passo da banda deverá ser um disco ao vivo, embora nada esteja programado. O último registro nesses moldes foi o MTV Ao Vivo em Ouro Preto, de 2001.

* * * * *

Serviço

Lupaluna. Skank. BioParque (Av. Senador Salgado Filho, 7.636). Palco LunaStage (palco principal). Dia 20 de novembro

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.