• Carregando...

O Festival de Gramado – Cinema Brasileiro e Latino começa nesta segunda-feira (15) e prossegue até sábado (50), com a exibição de 50 títulos, das mais variadas tendências e formatos. A abertura oficial acontece às 18 horas no Palácio dos Festivais com a exibição dos curtas "Desejo", "Tempo Real", "Os Olhos do pianista", "Balaio", "Carreiras" e o longa "Soy Cuba, O Mamute Siberiano".

Os destaques do evento ficam por conta das mostras oficiais de longas e curta-metragens brasileiros, além da competição entre filmes latinos convidados (com produções da Argentina, Cuba, México, Chile e Portugal).

A programação conta ainda com uma série de oficinas, debates, seminários, feiras e exibições paralelas como o Concurso Oficial de Curta e Média-Metragem em 16 mm, a Mostra Gaúcha e a Mostra de Animação.

Na Mostra Competitiva Nacional, seis longas selecionados disputam o Kikito de melhor filme: "Carreiras", de Domingos de Oliveira, com Domingos de Oliveira, Priscilla Rozenbaum e Paulo Carvalho; "Diário de um Novo Mundo", de Paulo Nascimento, com Edson Celulari, Marcos Paulo e Daniela Escobar; "Cafundó", de Paulo Betti e Clóvis Bueno, com Lázaro Ramos, Leona Cavalli e Luís Mello; "Sal de Prata", de Carlos Gerbase, com Maria Fernanda Cândido, Camila Pitanga e Marcos Breda; "Cerro do Jarau", de Beto Souza, com Tarcísio Filho, Miguel Ramos e Lú Adams e "Gaijin – Ama-me como Sou", de Tizuka Yamasaki, com Jorge Perugorria, Louise Cardoso e Zezé Polessa.

"Gaijin – Ama-me como Sou" e "Cafundó," primeiro trabalho de direção do ator Paulo Betti (ao lado do cenógrafo Clóvis Bueno), tiveram locações no Paraná, sendo que o segundo foi produzido por uma empresa local.

O Paraná ainda participa do festival com outros dois títulos: a animação "Quando Jorge Foi à Guerra", de Tadao Miaqui, concorre pelo Kikito na categoria de curta-metragem em película de 16 mm; e o documentário "Visita Íntima", da jornalista e diretora Joana Nin, entra na briga pelo prêmio de curta em 35 mm.

A 33ª edição do festival homenageia o cineasta Hector Babenco e o casal de atores Tarcísio Meira e Glória Menezes. O Troféu Eduardo Abelin será entregue a Hector Babenco ("Carandiru", O Beijo da Mulher Aranha), e o casal de atores receberá o Troféu Oscarito.

Para saber mais acesse www.festcinegramado.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]