• Carregando...
O maestro convidado é considerado um dos mais importantes regentes da Espanha | Henry Milléo/Gazeta do Povo
O maestro convidado é considerado um dos mais importantes regentes da Espanha| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

Programação

Evento terá festival de cinema a partir de terça-feira

Desde 2009 realizada em Curitiba pela Aliança Francesa, Casa da Cultura Polônia Brasil, Consulado Geral da Itália, Instituto Cervantes Curitiba e Instituto Goethe, a Semana da Europa continua na terça-feira, 13, com o Festival de Cinema Europeu, que reúne 16 filmes provenientes de 16 países na Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174). A programação segue até o domingo, 25.

O evento foi criado em 2005 para festejar o Dia da Europa, comemorado em 9 de maio – data da histórica Declaração Schuman, feita em 1950 pelo político francês Robert Schuman, que propôs a criação de uma entidade europeia supranacional que seria o embrião da União Europeia. Mais informações e a programação do evento podem ser encontrados no site semanadaeuropa.org.br.

Concerto Europeu

Orquestra Sinfônica do Paraná, com Marc Moncusí (regência), Raphael Lustchevsky (piano) e Abel Pereira (trompa)

Guairão (R. Conselheiro Laurindo, s/nº, Centro), (41) 3304-7982. Amanhã, às 10h30. R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) se apresenta amanhã sob regência do maestro espanhol Marc Moncusí, às 10h30, no Guairão. O concerto marca a abertura da Semana da Europa (leia mais sobre o evento ao lado) na capital paranaense e conta com mais dois convidados do Velho Continente com expressivas carreiras internacionais – o trompista português Abel Pereira e o pianista polonês Raphael A. Lustchevsky.

Moncusí, que já dirigiu várias orquestras na Europa e nas Américas, rege o grupo paranaense depois de se apresentar com a Orquestra Sinfônica do Teatro Na­­­cional Cláudio Santoro, em Brasília, na última terça-feira, 13, também como convidado da Semana da Europa no Distrito Federal, onde o evento é celebrado há dez anos.

Programa

O programa, elaborado pelo próprio maestro espanhol, está dividido em duas partes. A primeira terá o poema sinfônico "O Moldávia", a peça mais conhecida do compositor checo Bedrich Smetana (1824-1884), que descreve o percurso do rio homônimo que passa por Praga. Em seguida, será apresentado o Concerto N.º 3 para Trompa em Mi Bemol Maior, de Mozart, com solo do premiado Abel Pereira – desde 2013 primeiro trompa convidado da Orquestra Filarmônica de Berlim.

A segunda parte do programa terá o Concerto para Piano N.º 2, Op. 22, do francês Camille Saint-Saëns (1835-1921), com solo de Raphael Alexandre Lustchevsky – desde 2003 listado como um dos melhores pianistas do mundo pela Steinway & Sons.

Fecha o programa a obra Variações sobre um tema de Haydn, de Brahms – uma peça de dez seções.

Regência

De acordo com Pedro Eusebio Cuesta, diretor do Instituto Cervantes em Curitiba – um dos membros da Associação dos Ins­­­titutos Culturais Oficiais e Embaixadas dos Países da União Europeia (Eunic), que organiza a Semana da Europa –, Moncusí é um dos mais conceituados maestros da Espanha hoje e toca regularmente na América Latina. "Consideramos que, com a carreira dele e essa proximidade, era uma oportunidade para o marco da Semana da Europa", explica Cuesta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]