• Carregando...

Interatividade

Gosta de cinema? Então faça suas apostas no "Craque do Oscar 2013". Os que mais acertarem os vencedores em cada categoria ganha ingressos para o cinema.

Os estúdios responsáveis pelos nove filmes que concorrem no domingo ao Oscar de melhor filme já conquistaram um prêmio importante: juntos, eles faturaram 2 bilhões de dólares nas bilheterias mundiais, sendo que seis deles, como "Argo" e "Lincoln", arrecadaram pelo menos 100 milhões de dólares cada apenas no mercado dos EUA e Canadá.

"Você tem filmes que estão ressoando junto ao público", disse Keith Simanton, editor-gerente do site de cinema IMDb.com. "Essa é a feliz confluência entre comércio e arte." No ano passado, só um indicado ao Oscar de melhor filme, o drama histórico "Histórias Cruzadas", chegou à marca dos 100 milhões de dólares nas bilheterias da América do Norte, segundo o site Box Office Mojo. "O Artista", filme sem falas e em preto e branco que levou o prêmio, faturou apenas 45 milhões de dólares nas salas de exibição da América do Norte. Mesmo depois da cerimônia do Oscar, e com toda a publicidade relacionada, o faturamento global dos nove filmes concorrentes no ano passado ficou em 1,2 bilhão de dólares. A inclusão entre os indicados de filmes com maior apelo comercial é em parte proposital. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que concede o Oscar, já foi criticada por favorecer filmes "de arte", "adultos", vistos por poucas pessoas -- criando assim um descompasso com o público adolescentes e jovem, mais interessado em "blockbusters" cheios de ação. As queixas se intensificaram depois que "Batman: O Cavaleiro das Trevas" foi esnobado, em 2008, apesar dos elogios da crítica e de ter faturado 1 bilhão de dólares nas bilheterias. Em 2009, a Academia decidiu permitir dez indicados a melhor filme, em vez de cinco, o que abriu espaço para mais filmes com grandes públicos. A bilheteria média nos EUA e Canadá dos filmes indicados neste ano foi de 103 milhões de dólares, segundo o IMDb, contra 70 milhões no ano passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]