• Carregando...

Começa hoje, no Espaço Cultural David Carneiro, o projeto Hora da Prosa – Conversas sobre Patrimônio Cultural, uma iniciativa do Departamento de Patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba. A proposta é promover uma série de encontros abertos ao público, nos quais profissionais de História e Arquitetura, entre outras áreas afins, terão a chance de apresentar projetos e trabalhos realizados, discutir propostas e difundir conhecimentos sobre temas relacionados à memória na capital paranaense.

A estréia do projeto acontece hoje, às 18h30, com a presença de Márcia Sant’Anna, arquiteta e doutora em Urbanisno e diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que irá ministrar uma palestra sobre o tema Patrimônio Imaterial. "Nossa intenção ao convidá-la é estabelecer o diálogo, promover a divulgação e, ao mesmo tempo, alinhar as ações locais ao que vem sendo desenvolvido pelo Iphan em diversos municípios brasileiros, para mapear, documentar e proteger o patrimônio cultural em sua dimensão imaterial, ou seja, saberes, modos de fazer, formas de expressão e lugares", explica Christine Baptista, diretora do Departamento de Patrimônio Cultural da FCC.

Concebido originalmente para ser realizado na Casa Romário Martins, com o intuito de desenvolver temas relacionados a Curitiba e região e com a presença de profissionais locais, o projeto acabou desenvolvendo também uma faceta nacional, que trará nomes e discutirá temas de abrangência em todo o país. A versão "nacionalizada" do Hora da Prosa, também busca estimular a realização de ações do Espaço Cultural David Carneiro, criado em 2004 e atualmente gerenciado pelo Pestana Curitiba Hotel, com o objetivo de preservar a memória do professor, escritor, pesquisador, historiador, colecionador, poeta e jornalista paranaense.

"A idéia da FCC em levar o Hora da Prosa também para lá está relacionada ao próprio perfil e vocação do espaço: o professor David Carneiro, por mais de 50 anos, promoveu, aos domingos, no seu museu, encontros para debater temas históricos, políticos, filosóficos, técnico-científicos e outros", relaciona a diretora.

Direcionados especialmente a historiadores, arquitetos, antropólogos, artistas e professores universitários, os encontros promovidos pelo Hora da Prosa têm entrada gratuita e são abertos "a todo cidadão que se interessa pelo assunto", já que, de acordo com a diretora, a intenção do projeto é se tornar uma ferramenta para que todos sintam-se parte importante no processo de preservação e valorização da memória da cidade. "Eu acredito que a receptividade do curitibano a projetos relacionados ao patrimônio da cidade acontece na medida de seu envolvimento efetivo com nessas questões e isso só acontece se houver conhecimento do assunto, reconhecimento e apropriação de seus bens culturais e, mais ainda, se houver uma política pública que o inclua como co-gestor e co-responsável pela preservação do patrimônio cultural", analisa Christine Baptista.

Serviço: Projeto Hora da Prosa – Conversas sobre Patrimônio Cultural. Palestra sobre Patrimônio Imaterial, com Márcia Sant’Anna, diretora do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Espaço Cultural David Carneiro (R. Comendador Araújo, 499). Hoje, às 18h30. Entrada franca. Mais informações no site www.fccdigital.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]