• Carregando...
Em 60 anos de carreira, Caymmi compôs sobre os hábitos, costumes e tradições do povo baiano | AGÊNCIA ESTADO
Em 60 anos de carreira, Caymmi compôs sobre os hábitos, costumes e tradições do povo baiano| Foto: AGÊNCIA ESTADO

Veja imagens do velório de Dorival Caymmi, na reportagem da Globo News

Dorival Caymmi morre aos 94 anos no Rio

O compositor e cantor baiano Dorival Caymmi morreu na manhã deste sábado (16) no Rio de Janeiro, aos 94 anos. Dorival se tratava de um câncer na bexiga há onze anos e morreu de insuficiência renal por volta das 6h, em sua casa, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro.

Leia a matéria completa

O corpo do cantor e compositor Dorival Caymmi chegou às 16h21 deste sábado (16) para ser velado na Câmara dos Vereadores do Rio, no Centro. Os filhos, Nana e Danilo Caymmi, amigos - como os também músicos Wagner Tiso e Daniela Mercury, e os escritores Gilberto Braga e Glória Perez - e fãs estão no local para prestar as últimas homenagens.

"Vai ser difícil cantar sem ele. Tive sorte muito grande de ter um pai já burra velha", disse Nana.

"Vai o homem, mas a obra dele fica para sempre", completou Danilo.

O corpo de Caymmi saiu às 15h42 de sua casa, em Copacabana, Zona Sul do Rio, sob aplausos de curiosos. O sepultamento deve acontecer na tarde de domingo, no cemitério São João Batista, na Zona Sul. A família aguarda a chegada de Dori Caymmi, filho do compositor, que mora em Los Angeles, nos EUA, para definir o horário do enterro.

Dorival Caymmi morreu na manhã deste sábado (16), aos 94 anos, em sua casa, em Copacabana. Ele sofria de insuficiência renal e teve falência múltipla dos órgãos. Caymmi lutava contra um câncer renal desde 1999 e permanecia em internação domiciliar desde dezembro de 2007.

O músico nasceu em Salvador, na Bahia, no dia 30 de abril de 1914. Ele deixa mais de cem composições, entre elas ‘Eu não tenho onde morar’, ‘Maracangalha’, ‘O que é que a baiana tem?’ e ‘Rosa Morena’.

Família

O cantor era casado há 68 anos com a cantora Stella Maris e deixa três filhos, Dori, Nana e Danilo, também músicos, além de sete netos e cinco bisnetos.

"É uma perda irreparável. Ele fazia parte da vida de todos nós de forma marcante. Era uma pessoa admirável no convívio com a família. Um grande pai, um avô maravilhoso. Deixa um vazio muito grande", diz a neta Stella Caymmi, de 45 anos, filha de Nana Caymmi.

Stella é autora do livro "O mar e o tempo", biografia do compositor lançada em 2001. "Ele ficou muito feliz com o livro, gostava de relembrar. Era um homem de memória", afirma.

Luto

Por meio de nota oficial divulgada neste sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ter recebido com tristeza a notícia da morte do cantor. O Governo da Bahia decretou luto oficial de três dias.

O prefeito do Rio, Cesar Maia, anunciou homenagem a Caymmi, que vai dar nome a uma rua no bairro do Leblon, na Zona Sul do Rio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]