• Carregando...

Foi enterrado em João Pessoa na tarde desta sexta-feira o músico Severino Dias de Oliveira, o Sivuca. Ele estava internado desde terça-feira num hospital em João Pessoa para tratamento de cancer e faleceu esta madrugada. Aos 76 anos, Sivuca morava na Paraíba há três anos com a mulher, a cantora e compositora Glorinha Gadelha. Ele foi sepultado no Cemitério Parque das Acácias com honras de Estado por ordem do governador Cássio Cunha Lima.

Sivuca nasceu em Itabaiana, na Paraíba, em 26 de maio de 1930. Sua relação com a música começou cedo - aos 9 anos já tocava em feiras e festas populares. Aos 15, se mudou para o Recife, onde adotou seu nome artístico. Logo no disco de estréia, em 1950, surgiu o primeiro grande sucesso, "Adeus Maria Fulô", que foi regravada pelos Mutantes nos anos 60. É dele a melodia de "João e Maria", que ganhou letra de Chico Buarque.

Morou no Rio de Janeiro, Lisboa, Paris e Nova York e foi autor do arranjo de "Pata pata", hit de Miriam Makeba. Com uma musicalidade universal, ele se considerava um artista de jazz.

- Eu me considero um músico de jazz. Mas jazz à nossa maneira. Sou um músico urbano - contou em entrevista aO Globo em julho deste ano.

Entre seus fãs, estavam artistas como Miles Davis:

- Nos anos 60, depois de um show em Nova York, Miles Davis veio a mim: "Enfim encontrei alguém que me fez fazer as pazes com esse maldito instrumento que é o acordeom" (risos).

Nos últimos anos, em sua temporada na Paraíba, produziu muito, em parceria com artistas locais. Lançou os CDs "Sivuca sinfônico", que gravou com a Orquestra Sinfônica de Recife, e "Terra esperança", além de seu primeiro DVD, "O poeta do som".

- Meu filho, não existe melhor remédio do que trabalhar numa partitura para uma orquestra sinfônica. Sim, vim para João Pessoa para descansar e nunca trabalhei tanto na vida.

O músico era casado com a cantora Glória Gadelha, sua parceira em "Feira de mangaio", um de seus maiores sucessos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]