• Carregando...
No filme, o astrônomo Francisco repensa sua vida após conhecer Diana | Divulgação/Panda Filmes
No filme, o astrônomo Francisco repensa sua vida após conhecer Diana| Foto: Divulgação/Panda Filmes

Saiba mais

Veja o trailer de Corpos Celestes no Blog do Caderno G

O longa-metragem paranaense Corpos Celestes, dirigido pelos cineastas Marcos Jorge e Fernando Severo – que atualmente dirige o Museu da Imagem e do Som no Paraná – é o filme do mês no Canal Brasil e estreia na programação hoje, às 22 horas. Produzido com recursos do Edital de Cinema e Vídeo da Secretaria da Cultura do Paraná (Seec), o filme teve boa recepção pela crítica e pelo público em seu lançamento comercial nos cinemas em 2010.

Além de abordar, por meio de um relacionamento amoroso, os conflitos entre o intelecto e a emoção, e a transformação de uma criança alegre em um adulto duro (o astrônomo Francisco, interpretado por Dalton Vigh e Rodrigo Cornelsen, quando criança), o filme traz um tema raramente tratado no cinema nacional: a Astronomia. "É algo fascinante, que quase não está no cinema. Estar no Canal Brasil é mais um sinal da relevância do cinema paranaense, que tem ganhado diversos prêmios", salienta Severo, que se refere aos filmes Curitiba Zero Grau, de Elói Pires Ferreira, que ganhou o prêmio de melhor filme na escolha do público no Festival Ibero Americano de Cinema e Vídeo (Cinesul), e O Coro, dos irmãos Schumann, premiado com a melhor direção no Cine Ceará 2011.

Marcos Jorge acredita que a exibição na televisão é uma oportunidade para quem não conseguiu ver o longa nos cinemas. "Filmes com menos apelo comercial precisam de investimento alto para ter uma distribuição ampla. Já a televisão é um meio natural."

O longa teve algumas cenas filmadas em São Paulo e foi quase todo realizado em locações paranaenses, como Curitiba, Castro, Piraquara e Araucária, nos anos de 2005 e 2006. A finalização foi feita em 2009, após o projeto vencer um edital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), já que a verba inicial não foi suficiente para bancar os custos dos efeitos especiais.

A ideia da produção começou ainda na década de 1990, quando Marcos Jorge vivia na Itália e começou a desenvolver o texto. "Mas era algo primário. Depois unimos os argumentos e desenvolvemos o roteiro", explica Se­­vero. O filme foi vencedor de oito prêmios em festivais nacionais, incluindo o prestigiado Festival de Gramado.

Avião

Corpos Celestes também está em exibição nos voos internacionais da companhia aérea Air France, na seção "Drame & Société", junto com filmes como O Discurso do Rei, ganhador do Oscar de melhor filme deste ano. "Foi uma venda direta com a companhia. Por termos bastante experiência em distribuição por conta de Estômago (2007, com direção de Marcos Jorge), que foi vendido para 26 países, os filmes são vistos por produtoras internacionais", explica a produtora Cláudia da Natividade. As exibições seguem até o final do mês.

Serviço:

Corpos Celestes. Hoje, no Canal Brasil, às 22 horas. Reprises no dia 30, às 23 horas, e no dia 31, às 18h30. Mais informações sobre o filme no site: www.corposcelestes.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]