• Carregando...
Ellar Coltrane interpreta Mason: ator e personagem envelhecem diante das câmeras, numa produção que levou 12 anos para cobrir o mesmo período de tempo no enredo | Divulgação
Ellar Coltrane interpreta Mason: ator e personagem envelhecem diante das câmeras, numa produção que levou 12 anos para cobrir o mesmo período de tempo no enredo| Foto: Divulgação

Perfil

Linklater passeia com desenvoltura por gêneros diferente

O cineasta Billy Wilder (1906-2002) era um gênio. Ele escreveu e dirigiu uma quantidade notável de filmes excepcionalmente bons (Se Meu Apartamento Falasse, Crepúsculo dos Deuses e Stalag 17 são três deles) e parte da tal genialidade estava ligada ao fato de transitar com desenvoltura por vários gêneros de filmes. A julgar por quanto isso é raro de se ver, não deve ser tarefa fácil.

Acontece que Richard Linklater é um desses cineastas raros. Ainda não o chamam de gênio, mas ele conseguiu produzir vários filmes muito bons em gêneros distintos.

O homem é capaz de fazer uma comédia sessão-da-tarde fora de série (Escola do Rock, do tipo que você não consegue deixar de ver quando encontra por acaso na televisão), viajar em elucubrações filosóficas num quase documentário (Waking Life, em que também experimenta com a forma), explorar as relações amorosas na trilogia do Antes (do Amanhecer, do Pôr do Sol e da Meia-Noite) e, agora, entregar um drama marcante (Boyhood), sem sentimentalismos nem frescuras.

A primeira coisa que chama atenção em Boyhood ("meninice" seria uma tradução simpática) é uma proeza que aparece pouco em filmes de ficção: a história cobre um período de 12 anos e a produção durou o mesmo intervalo de tempo.

Isso significa que o personagem principal, o menino Mason (Ellar Coltrane), cresce, passa pela pré-adolescência e entra na juventude diante das câmeras. Daí o epíteto nacional: "da infância à juventude".

A história começa com a mãe (Patricia Arquette) lidando com um dia a dia difícil na criação de duas crianças – Mason, de 6 anos, é uma delas.

A trilha sonora dá a medida das referências que aparecem no filme (outra forma de perceber a passagem do tempo), partindo de "Yellow", do Coldplay, para chegar a "Deep Blue", do Arcade Fire.

A certa altura, o pai (Ethan Hawke) reaparece, algo sem jeito, querendo retomar o contato com os filhos. Tenta se reaproximar também da ex-mulher, mas o que foi quebrado quando se separaram não tem mais remendo. Mason provoca a irmã no café da manhã, a irmã não o deixa dormir no beliche que dividem, a mãe toma partido da filha e o menino fica frustrado.

O enredo pode parecer pequeno –nada "acontece" no filme –, mas é essa costura de eventos cotidianos que, no fim, cria um efeito extraordinário: é como se estivéssemos testemunhando um conjunto de vidas na tela, com os personagens envelhecendo e passando por etapas que quase todo mundo passa, abarcando de festas de aniversário à rotina na escola, da relação com os pais aos amores da adolescência.

Efeito semelhante aparece na trilogia Antes do Amanhecer, Antes do Pôr do Sol e Antes da Meia-Noite, talvez os filmes mais conhecidos de Linklater (junto com Escola do Rock). A trinca de filmes começa em 1995 e termina em 2013. São 18 anos em que acompanhamos os mesmos personagens, Jesse (Hawke, de novo) e Celine (Julie Delpy). No primeiro filme, os dois se conhecem num trem rumo a Viena, passam a noite juntos, se separam sem trocar endereços nem telefones –algo impensável hoje em dia –e marcam de se ver dali a seis meses no mesmo local.

A manobra não dá certo e, no segundo filme, eles se reencontram em Paris, mais velhos, cada qual com seus problemas. No terceiro, eles são casados (não é segredo, está na sinopse), têm duas filhas gêmeas e tentam lidar com... a vida. A mesma vida que aparece, surpreendentemente, em Boyhood.

Autêntico

Por decidir contar uma história em que os personagens envelhecem de verdade (em vez de recorrer à maquiagem ou efeitos de computador), o diretor Richard Linklater criou um filme autêntico: é uma experiência ver o tempo passando de fato. GGGG

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]