• Carregando...

Zhang Xuechun tem apenas 9 anos de idade, mas está decidida a criar um espaço próprio ao lado das supermodelos Kate Moss e Naomi Campbell.

Ela ainda não saiu da escola fundamental, mas já se sente confiante o suficiente para ser maquiada, fazer pose e desfilar na passarela exibindo as últimas tendências da moda.

"Acho que já sei desfilar muito bem. Mas quero fazer ainda melhor. Quero alcançar o nível mais alto e ser tão boa quanto as modelos mundialmente famosas", disse a garota.

Zhang é uma entre 100 crianças que estavam desfilando num shopping em Pequim, exibindo as habilidades aprendidas nas aulas de fim de semana da Escola New Silk Road, a maior e mais respeitada escola de modelos da China.

Com o desenvolvimento econômico incentivando o gosto pela moda ocidental cara, os desfiles de moda se tornaram comuns na China, e o número de escolas de modelos aumentou muito.

Embora crianças fortemente maquiadas dançando em pantomimas sejam um elemento comum em especiais de televisão, as crianças modelos constituem um fenômeno relativamente recente na China.

As mães cercam suas filhas antes de estas serem chamadas para entrar na passarela, dando os retoques finais em sua maquiagem.

Um júri estuda as crianças quando elas percorrem a passarela uma a uma em criações diferentes. Elas são avaliadas com base na maneira de andar, confiança, expressão e qualidade geral.

De acordo com Sun Jianqin, diretora do departamento de crianças e terceira idade da Escola New Silk Road, o objetivo de apresentar as crianças a uma indústria implacável que enfatiza a beleza mais que a inteligência é fazer delas pessoas mais completas.

"O mais importante é dar confiança, carisma e ousadia às crianças", disse Sun. "Como as crianças, em sua maioria, são filhas únicas, elas são como 'pequenas imperatrizes' em suas casas. Em sociedade, elas ou são tímidas, ou malcriadas. Não sabem se comportar bem. Aqui elas aprendem a ser corajosas e confiantes, o que as ajuda em seus estudos."

Em 2006, mais de 750 mil universitários formados a mais que em 2005 entraram no mercado de trabalho ultracompetitivo da China. Por isso, oferecer a seus filhos únicos uma vantagem competitiva é uma das maiores preocupações de muitos pais.

Essa preocupação vem suscitando o surgimento de muitos cursos de preparação para os filhos de pais mais ricos, incluindo aulas de dança e de golfe no verão, vistas como alternativas mais saudáveis aos cursos extracurriculares tradicionais, tais como piano, violino, inglês, informática ou pintura.

Li Jiwen observou sua filha Chen, de 9 anos, receber um dos quatro prêmios do concurso de modelo.

Mas Chen não pensa em seguir uma carreira glamourosa nas passarelas de Paris ou de Milão.

"Faço aulas de modelo para ser dançarina quando eu crescer", disse a garota. "Quero o apoio do público. Como sou menina, aprender a ser modelo vai me ajudar."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]