Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nacional

Culpa, castigo e liberdade

Mãos de Cavalo, de Daniel Galera, vai ser adaptado para o cinema por Roberto Gervitz

Mariana Ximenes já está confirmada no elenco de Mãos de Cavalo | Thiago Lontra/Jornal Extra
Mariana Ximenes já está confirmada no elenco de Mãos de Cavalo (Foto: Thiago Lontra/Jornal Extra)

Entre a culpa e a coragem que dividem o protagonista da história original de Daniel Galera, o cineasta Roberto Gervitz quer fazer de Mãos de Cavalo um filme sobre a liberdade. A adaptação do romance de Galera será rodada em Porto Alegre e em Farroupilha, na serra gaúcha, entre abril e maio do ano que vem.

Gervitz e o diretor de arte Adrian Cooper estiveram na capital gaúcha para pesquisar locações e ficaram empolgados com a paisagem – e a luz – da zona sul da cidade, que deve concentrar a maior parte da ação.

"Tem um espírito bucólico, com suas casas baixas e pracinhas cheias de árvores, às vezes cercadas de mato", diz o diretor, conhecido por longas-metragens como Feliz Ano Velho (1987) e Jogo Subterrâneo (2005).

"Pena que essas casas sejam quase todas protegidas por grades", comenta Cooper, um tantinho angustiado para encontrar uma residência que possa ser usada como locação principal.

Entusiasmada em levar a região ao cinema – "A zona sul de Porto Alegre nunca foi vista assim, ao menos da maneira como vamos filmá-la" –, a produtora-executiva Monica Schmiedt acelera o trabalho de pré-produção. Calcula que ainda precisa captar cerca de 30% dos R$ 3,8 milhões orçados. Mariana Ximenes e Maria Flor já estão certas nos papéis femininos de maior destaque (respectivamente Adri e Naiara), mas o ator que vai encarnar o protagonista, Hermano, ainda não foi definido (há chances de que seja Irandhir Santos), e os intérpretes mirins estão em processo de seleção, coordenado pela produtora de elenco Dani Fogliatto.

À exceção do trio de atores principais, do diretor, do diretor de arte e do fotógrafo (Lauro Escorel), a equipe deve ser composta inteiramente por profissionais gaúchos ou uruguaios, como contrapartida pelo recebimento do Prêmio de Coprodução Brasil-Uruguay. O cronograma de trabalhos prevê a pós-produção até o fim de 2014, com estreia no circuito de cinemas (a distribuição será da Europa Filmes) em março de 2015, e exibições na tevê, na rede de canais Telecine (que é parceira da M. Schmiedt Produções no projeto), a partir de janeiro de 2016.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.