• Carregando...
Camila Pitanga (Lavínia) e Gustavo Machado (Cauby): história de um louco amor nas profundezas da Amazônia | Divulgação
Camila Pitanga (Lavínia) e Gustavo Machado (Cauby): história de um louco amor nas profundezas da Amazônia| Foto: Divulgação

O labirinto do mercado de distribuição e exibição de filmes brasileiros é mesmo de deixar qualquer minotauro tonto. Em abril deste ano, o cineasta Beto Brant e os atores Camila Pitanga e Gustavo Machado estiveram em Curitiba para fazer o pré-lançamento do mais recente longa-metragem do diretor, Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios, cuja estreia em circuito nacional estava prevista para 20 de abril.

Além de conceder uma bateria de entrevistas exclusivas para vários veículos, a equipe também participou de uma sessão de pré-estreia, como parte de uma incursão por grandes cidades do Sul do país para divulgar o filme. Passados cinco meses desde que a produção entrou em cartaz, no entanto, ele segue inédito em Curitiba, considerada uma espécie de túmulo comercial para a produção nacional.

Um pesquisa realizada ano passado pelo portal Filme B, o mais importante na cobertura do mercado cinematográfico brasileiro, apontou Curitiba como a cidade que menos vê produções nacionais entre 11 grandes centros urbanos do país. O ineditismo de Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios por aqui apenas corrobora o levantamento feito pelo site. Uma pena.

Resta aos curitibanos que não viram o longa de Brant conferi-lo em DVD, já que o filme acaba de chegar às locadoras. Baseado no romance homônimo de Marçal Aquino, publicado pela Companhia das Letras, a produção de Beto Brant e Renato Ciesca pode ser descrita como a história de um louco amor nas profundezas da Amazônia. Mas vai bem além disso.

Protagonista

O personagem central, Cauby (Gustavo Machado), é um protagonista exemplar na obra de Aquino, autor de outras histórias filmadas por Brant, como Os Matadores e O Invasor: ele é um homem à deriva, cujo passado nebuloso o leva, sem mais explicações, a uma pequena cidade no coração do Pará, onde parece se esconder de algo nunca revelado. Lá, ele ganha a vida como fotógrafo, trabalhando para um pequeno jornal local e fazendo outros bicos, inclusive para a polícia, sempre com sua câmera em punho.

A rotina sem muitos sobressaltos de Cauby dá uma reviravolta quando conhece e começa a fotografar Lavínia (Camila Pitanga), a jovem mulher de Ernani (Zé Carlos Machado). Dela, ele também pouco sabe, apenas o seu estado civil, mas isso não impede que mergulhem em uma avassaladora paixão.

Cercados por uma natureza selvagem, e ao mesmo tempo ameaçada, Cauby e Lavínia são personagens trágicos, talvez fadados ao infortúnio, porque carregam muita dor no passado do qual pouco falam. São ambos náufragos, assim como Ernani, que busca, em suas pregações à população local, em grande parte de origem indígena, instigá-la a reagir contra os desmandos constantes de que são vítimas há séculos.

Em movimento

Muitos dos momentos mais significativos do longa-metragem foram rodados em longos planos-sequências, com a câmera sempre em movimento, buscando captar a tensão erótica e emocional que envolve os protagonistas. O envolvimento tortuoso é potencializado visualmente pela notável direção de fotografia de Lula Araújo, que faz uso contínuo de steadycam para emprestar ao filme essa sensação de vertigem, de movimento.

Mas, possivelmente, Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios não seria tão visceral não fosse pelo extraordinário desempenho de Camila Pitanga, premiada ano passado como melhor atriz no Festival do Rio.

Lavínia é uma daquelas personagens que pode mesmo alterar os rumos de uma carreira. Ex-prostituta, abusada sexualmente pelo padrasto e dependente química, ela encontra em Ernani, um ex-alcoólatra que buscou sua redenção na fé, um esteio, a salvação. E, com ele, embarca para a Amazônia.

Tudo parece estável até que Cauby entra em sua vida. Lavínia, ao se perceber dividida entre dois amores, vê ressurgirem os assustadores fantasmas de seu passado. GGG1/2

Classificações: GGGGG Excelente. GGGG Muito bom. GGG Bom. GG Regular. G Fraco. 1/2 Intermediário. N/A Não avaliado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]