• Carregando...
Escritor de “Dois Irmãos”,  Miltom Hatoum , abre o primeiro dia do “Curitiba Literária”. | EDUARDO NICOLAU/AGENCIA ESTADO
Escritor de “Dois Irmãos”, Miltom Hatoum , abre o primeiro dia do “Curitiba Literária”.| Foto: EDUARDO NICOLAU/AGENCIA ESTADO

Quando se pensa num livro, pensa-se em um romance. Contra algumas previsões pessimistas, o romance começou o século 21 como o gênero literário de maior apelo popular. Algo que se reflete nas apostas das editoras e prêmios literários. E por que o romance mantém esta vitalidade?

Esta é a pergunta que será feita aos autores Miltom Hatoum e Cristóvão Tezza na primeira mesa do “Curitiba Literária”, que começa nesta terça-feira (8) na Biblioteca Pública do Paraná (BPP).

A evento faz parte do “braço literário” da Bienal de Curitiba 2016 e programa até o dia 29 de novembro (veja a programação completa abaixo) outros três encontros entre nomes importantes do cenário literário de Curitiba e do país.

Os autores visitantes serão Bernardo Kucinski, Bernardo Carvalho e Xico Sá. Representando a cidade, José Castello, Caetano Galindo e Luís Henrique Pellanda. As mesas serão sempre baseadas em uma pergunta sobre a literatura atual, que os autores vão tentar responder.

Segundo o curador do evento, o escritor Rogério Pereira, o projeto tem a ambição de se tornar “um dos maiores eventos literários do Brasil”. “É um projeto que pretendemos se tornar permanente e que deve se encorpar a cada ano”.

Para ele o ambiente literário na cidade é “propício” para a realização de um evento literário de grande porte.“Já há festivais importantes como o Litercultura e outros. Há todo um ambiente favorável de leitores e autores para criação de um evento nacional que seja referência na cidade”.

Livro

Nesta primeira edição do Curitiba Literária também será lançado um livro com narrativa curtas de vinte autores (dez curitibanos e dez de outras cidades do país), com tiragem de dois mil exemplares a serem distribuídos para escolas e bibliotecas públicas do estado.

“O livro é uma tentativa de fazer um recorte do que é a produção literária atual, tanto no Paraná quanto em esfera nacional”.

Além das mesas do “Curitiba Literária”, a Bienal de Curitiba terá exposições, palestras, oficinas, intervenções em estações tubo e sessões de autógrafos, totalizando 122 atividades. A programação se estende até fevereiro de 2017.

PROGRAMAÇÃO

“Curitiba Literária”
8/11 (terca-feira), às 19h

Autores convidados: Milton Hatoum e Cristovã̃o Tezza. Mediador: Christian Schwartz

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

10/11 (quinta-feira), 19h

Autores convidados: Bernardo Kucinski e José́ Castello. Mediador: Luiz Rebinski

Livraria da Vila - Pátio Batel

22/11 (terça-feira), 19h

Autores convidados: Bernardo Carvalho e Caetano Galindo. Mediador: Omar Godoy

Livraria Cultura - Shopping Curitiba

29/11 (terça-feira), 19h

Autores convidados: Xico Sá́ e Luís Henrique Pellanda Mediador: Yuri Al’Hanati

Livraria Cultura - Shopping Curitiba

Baixe já o aplicativo do Clube do Assinante!

Com ele você pode consultar os parceiros próximos a você, buscá-los por nome ou palavra-chave, e obter o desconto pelo próprio aplicativo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]