Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Resultados

Curta brasileiro ganha prêmio na Semana da Crítica de Cannes

O roteiro do curta-metragem brasileiro "Alguma coisa assim", de Esmir Filho, recebeu nesta sexta-feira (26) o prêmio Grand Cru da 45ª Semana da Crítica do Festival de Cannes, concedido por revistas européias.

O filme, baseado no conto "Crystal", do britânico Neil Stewart, aborda a passagem da adolescência à vida adulta, contando a história de dois jovens da classe média paulistana que saem à noite a procura de diversão e acabam se deparando com suas dúvidas e sentimentos escondidos.

Já o longa "Ana, sonhos de peixe", co-produção entre Brasil e Estados Unidos dirigida pelo russo Kirill Mikhanovsky, foi desbancado na Semana da Crítica pelo francês "Les amitiés malefiques", de Emmanuel Bourdieu, que recebeu o Grande Prêmio da Semana da Crítica, o prêmio SACD e o Grand Rail d'Or.

No filme, Bourdier, filho do sociólogo Pierre Bourdieu, também explora as decisões vitais tomadas no fim da adolescência. Ele conta a amizade de três estudantes de literatura parisienses, uma pequena sociedade liderada pelo mais brilhante e carismático do grupo.

Assim como o Grand Cru, o Grande Prêmio de longa-metragem é concedido pela imprensa, que, além do filme francês e do brasileiro, também selecionou para a disputa o mexicano "Drama/mex", de Gerardo Naranjo, o alemão "Pingpong", de Matthias Luthardt, o norueguês "Den brysomme mannen", de Jens Lien, o belga "Komma", de Martine Doyen, e o húngaro "Friss levego", de Agnes Kocsis.

"Les amities malefiques" dividiu o prêmio SACD com "Pingpong", que também convenceu a Jovem Crítica - formada por estudantes franceses e alemães - e levou o prêmio OFAJ. Já "Den brysomme mannen" ganhou o prêmio da Agência de Cinema Independente para a Difusão (ACID).

Entre os curtas, o Descoberta Kodak foi para "Printed Rainbow", do indiano Gitanjali Rao, que também recebeu o Petit Rail d'Or e o OFAJ, este último dividido com "Iron", do japonês Hiroyuki Nakano. O alemão "Kristall", de Christoph Girardet y Matthias Müller, venceu o Gran Prêmio Canal Plus de Curta-metragem.

Os dois prêmios Rail d'Or são concedidos por um grupo de ferroviários cinéfilos que desde 1995 assiste às projeções da Semana da Crítica.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.